Conheça DentOS, um sistema operacional de rede para switches que é um Linux baseado nos pacotes do Debian e no kernel Linux 5.6.
A Linux Foundation anunciou há pouco tempo o lançamento da primeira versão do sistema operacional DentOS, que se destina ao uso em switches, roteadores e equipamentos de rede especializados.
Conheça DentOS, um sistema operacional de rede para switches
Esta primeira versão do DentOS é baseada no Linux Kernel 5.6 e os desenvolvimentos do projeto são escritos em C e são distribuídos sob a licença pública gratuita do Eclipse e é mencionado que o objetivo inicial do projeto era criar uma plataforma para equipamentos de rede em Infraestrutura da Amazon.
O desenvolvimento é realizado com a participação da Amazon, Delta Electronics, Marvell, NVIDIA, Edgecore Networks e Wistron NeWeb (WNC).
“A Linux Foundation, a organização sem fins lucrativos que permite inovação massiva através do código aberto, anunciou o Arthur, o primeiro lançamento de código de Dent, um projeto para permitir a criação de um sistema operacional de rede (NOS) para redes desagregadas.”
“A versão Arthur, que leva o nome de Arthur Dent, o personagem principal do Guia do Mochileiro do Galáxia, usa o kernel Linux 5.6 lançado recentemente e aproveita o SwitchDev para simplificar integrações, remover abstrações complexas e gerenciamento de alterações do SDK e suporte Conjuntos de ferramentas existentes do Linux.”
DentOS usa o subsistema de kernel Linux SwitchDev para gerenciar a comutação de pacotes, permitindo criar drivers para switches Ethernet que podem delegar o encaminhamento de quadros e operações de processamento de pacotes de rede a chips de hardware especializados.
O software é baseado na pilha de rede Linux padrão, no subsistema NetLink e em ferramentas como IPRoute2, tc (Traffic Control), brctl (Bridge Control) e FRRouting, bem como VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol), LLDP (Link Layer Discovery Protocol) e MSTP (Multiple Spanning Tree Protocol).
O ambiente do sistema é baseado na distribuição ONL (Open Network Linux), que por sua vez usa a base de pacotes do Debian e fornece um instalador, configurações e drivers para rodar em switches.
ONL é desenvolvido pelo projeto Open Compute e é uma plataforma para a criação de dispositivos de rede especializados que podem ser instalados em mais de 100 modelos de switch diferentes.
O conjunto inclui controladores para fazer interface com indicadores usados em interruptores, sensores de temperatura, resfriadores, barramentos I2C, GPIO e transceptores SFP.
Das características do sistema, destacam-se as seguintes:
- Usa Linux Kernel, Switchdev e outros projetos baseados em Linux como base para a solução (sem abstrações ou sobrecarga)
- Trate ASIC e Silicon for Networking/Datapath como qualquer outro hardware
- Ele simplifica as abstrações, APIs, drivers e sobrecarga de baixo nível que existe atualmente nesses switches e em outros softwares abertos.
- Unifique a comunidade de fornecedores ODM, SI, OEM e usuários finais.
- Resolve o desafio do sistema operacional de rede para o caso de uso Distributed Enterprise Edge e o estende a outros casos de uso, como Enterprise Datacenter
A primeira versão do DentOS foi lançada para 8 switches baseados em Mellanox e Marvell ASIC com até 48 portas de 10 Gb. Suporta uma variedade de ASICs e chips de processamento de rede, incluindo Mellanox Spectrum, Marvell Aldrin 2 e Marvell AC3X ASIC com tabelas de encaminhamento de pacotes de hardware.
A primeira versão fornece suporte para 802.1Q (VLAN), NAT, PoE, roteamento dinâmico usando protocolos OSPF e ISIS (baseado em FRRouting), estabelecendo regras de processamento de tráfego, coletando telemetria sobre o funcionamento da plataforma e a atividade da rede.
Para gerenciamento, você pode usar os kits de ferramentas IpRoute2 e ifupdown2, bem como gNMI (gRPC Network Management Interface). Modelos de dados YANG (outra nova geração, RFC-6020) são usados para definir as configurações.
No primeiro trimestre de 2021 está prevista uma segunda versão, que incluirá suporte para VxLAN, IPv6, NetConf/OpenConfig, PPPoE, EVPN Multihoming, Anycast e gateways 802.1x (PNAC, Network Access Control).
E também foi mencionado que uma terceira versão está prevista para o segundo semestre de 2021, que incluirá suporte para MCLag (link aggregation), 802.1br.
Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, pode conferir os detalhes no seguinte endereço.