Conheça as melhores ferramentas tecnológicas para edição de vídeo e comece a melhorar seus vídeos com elas no seu dia a dia.
Muitas pessoas se interessam pela edição de vídeo, afinal, a criação de conteúdo de vídeo é o principal canal de comunicadores e influenciadores digitais. No entanto, existem várias ferramentas e editores de vídeo disponíveis no mercado, muitos não sabem por onde começar.
Como o objetivo do blog é demonstrar ferramentas e soluções para Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, openSUSE, Arch e outras tecnologias abertas, decidimos listar alguns editores de vídeo que são mais tecnológicos e permitem seu uso nesses ambientes.
Ferramentas tecnológicas para edição de vídeo
Confira a seleção abaixo e conheça as melhores ferramentas tecnológicas para edição de vídeo.
Um editor de vídeo tem seu desenvolvimento em Python sob a licença LGPL, utilizando as bibliotecas Gstreamer e Gtk+ para processar arquivos multimídia, o Pitivi possui uma interface relativamente simples para quem ainda está na infância na edição de vídeo, com um intuitivo que funciona bem.
Como uma das principais vantagens da ferramenta é ser um editor customizável, portanto, é possível adicionar funções específicas que não são nativas, como, por exemplo, adicionar um editor de legendas.
Uma ferramenta de edição de vídeo que nasceu em 2013, através de um projeto realizado via Kickstarter, ou seja, apoiado por crowdfunding, o OpenShot é desenvolvido em Python, sendo um dos editores de vídeo instalados mais populares entre os usuários Linux.
O editor suporta diversos formatos de vídeo e áudio, além de possuir sua própria biblioteca de efeitos e transições. OpenShot também possui integração com Blender e Inkscape e também é compatível com sistemas MacOS X e Windows.
Com uma plataforma que funciona totalmente remotamente, utilizando tecnologia de computação em nuvem, InVideo é uma das melhores opções do mercado para trabalhar com sistemas com tecnologias abertas, pois é apenas um espelhamento de cada ação, como todas os arquivos são carregados e editados nos servidores robustos do ambiente da própria empresa.
Além dessa vantagem, que por si só alivia o investimento em uma máquina capaz de renderizar o vídeo e não criar gargalos de edição, o InVideo também possui um extenso banco de dados que permite ao editor utilizar efeitos, imagens, sons e até templates completos quando criando sua peça;
Para quem deseja uma opção de editor de vídeo leve, com interface e recursos simplistas, além de ser totalmente gratuito, uma das melhores opções é o Avidemux, que também é bastante popular entre os usuários de sistemas MacOS X e Windows.
Porém, por ser uma ferramenta de edição gratuita, o Avidemux não possui grandes recursos de transições e efeitos, não mais aplicáveis para quem deseja fazer montagens com cortes simples. Outra desvantagem é que o editor suporta apenas os formatos de vídeo mais populares, nomeadamente DivX, VCD, Avi, DVD, MPEG, MP4 e ASF.
Para editores profissionais que utilizam sistemas com tecnologias abertas, uma das opções mais robustas é o Lightworks, ferramenta de nível profissional, que foi usada até por Thelma Schoonmaker na edição do longa-metragem “O Lobo de Wall Street” e de Tariq Anwar para editar o filme “O Discurso do Rei”.
Porém, por se tratar de uma ferramenta profissional, além de possuir uma série de recursos que exigem conhecimentos avançados em edição, também requer uma máquina robusta que suporte todos os processos, principalmente a renderização.