Se você está ansioso pelo novo e poderoso console da Sony, conheça as especificações do PS5 e a compatibilidade com versões anteriores.
a Sony acaba de anunciar, o seu novo console, o PS5, que chega sete anos após o lançamento do seu antecessor PlayStation 4. E ela finalmente revelou as especificações completas de hardware de seu console de última geração, o PlayStation 5.
Agora, como esperado, o PS5 virá com uma poderosa CPU baseada em Ryzen e GPU RDNA, juntamente com um SSD personalizado, que a Sony prometeu oferecer tempos de carregamento mais rápidos na jogabilidade.
E abaixo, você verá as especificações desse aparelho.
Conheça as especificações do PS5 e a compatibilidade com versões anteriores
Confira abaixo as especificações do PS5 e a compatibilidade com versões anteriores:
CPU
O PlayStation 5 será equipado com CPU AMD Zen 2 de oito núcleos, com clock de 3,5 GHz cada. No entanto, o principal destaque é que a Sony está usando frequências variáveis na CPU. Isso significa que o desempenho do PS5 variará, dependendo da exigência dos jogos.
GPU
O console de próxima geração da Sony contará com uma GPU personalizada baseada no hardware da arquitetura RDNA 2 da AMD. O PS4 foi baseado na arquitetura GCN mais antiga. A Sony promete que a GPU oferecerá 10,28 teraflops e 36 unidades de computação com uma velocidade de clock de 2,23 GHz. Assim como o CPU Ryzen personalizado, o GPU do PlayStation 5 também terá frequências variáveis.
SSD
Já sabíamos que a Sony planeja mudar de HDD para SDD para PS5, e foi isso que aconteceu. O PS5 será equipado com um SSD de 825 GB personalizado e, de acordo com a Sony, oferecerá tempos de carregamento de jogo incrivelmente mais rápidos.
Quando comparamos o SSD prometido pelo PS5 com o HDD no PS4, percebemos o quão incrivelmente rápido o PS5 poderia ser. Por exemplo, para carregar 1 GB de dados, o PS4 levou cerca de 20 segundos. No entanto, com o SSD do PS5, você pode carregar rapidamente cinco gigabytes de dados em apenas um segundo.
RAM
O PlayStation 5 vem com 16 GB de RAM GDDR6 e funcionará extremamente bem com o SSD personalizado do sistema. No PS4, para acessar os dados mais rapidamente, alguns dados do jogo foram armazenados na RAM. No entanto, no PS5, seu SSD personalizado será quase tão rápido quanto sua RAM.
Os dados podem ser acessados rapidamente diretamente do SSD. Além disso, significa que os dados do jogo não precisam ser transferidos para a RAM, deixando a RAM livre.
Além das especificações do PS5 acima mencionadas, o console de próxima geração da Sony também virá com uma unidade óptica Blu-Ray 4K Ultra HD. Para jogar, você precisará instalar os jogos no SSD interno a partir dos discos.
Por fim, o poderoso hardware do PlayStation 5 virá com suporte para jogos 4K e 8K em 120Hz.
Resumindo as especificações do PS5:
- CPU: x86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2” / 8 Tópicos / 16 fundamentais / Frequência variável, até 3.5 GHz;
- GPU: mecanismo de gráficos baseado em AMD Radeon™ RDNA 2 / Aceleração de traçado de raios / Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS);
- Memória do Sistema: GDDR6 16 GB / Largura de banda de 448 GB/s;
- SSD: 825 GB / Largura de banda de leitura de 5.5 GB/s (Raw);
- Disco de Jogo PS5: ultra HD Blu-ray, até 100 GB/disco;
- Saída de Vídeo: suporte a TVs de 120Hz 4K, TVs 8K, VRR (especificado pelo HDMI versão 2.1);
- Áudio: Tempest 3D AudioTech.
Compatibilidade com versões anteriores do PlayStation 5
Agora que você conhece as especificações de hardware do PS5, vamos falar um pouco sobre a compatibilidade com versões anteriores.
Os fãs esperavam obter uma resposta direta à pergunta: “O PS5 é compatível com todos os títulos de PS4 e PS4 Pro?”
No entanto, a resposta de Mark Cerny foi ambígua durante a apresentação de mergulho profundo do PlayStation 5.
“Recentemente, demos uma olhada nos 100 melhores títulos do PS4, classificados de acordo com o tempo de reprodução, e esperamos que quase todos sejam jogáveis no lançamento no PS5.”
Isso significa que, no momento, o PS5 apresenta compatibilidade com apenas alguns títulos do PS4. No entanto, Cerny afirmou que eles continuarão testando a compatibilidade com outros títulos também.
Ou seja, podemos esperar que outros títulos do PS4 se tornem jogáveis no PS5 em um futuro próximo.
Até lá, inicialmente, o PS5 não reproduz todos os títulos de PS4 e PS4 Pro, o que é decepcionante para muitos fãs.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE