Conheça alguns programas que permitem acessar partições Linux no Windows

Se você está usando o Windows e precisa ver arquivos que estão no Linux, conheça alguns programas que permitem acessar partições Linux no Windows.

Essa dica é para usuário do Linux que por algum motivo também usam Windows e precisam acessar seus arquivos, que estão na partição do Linux que fica no mesmo disco, enquanto estão usando o Windows. Para resolver isso, vou listar alguns programas que permitem acessar partições Linux (e de outros sistema) no Windows.

Conheça alguns programas que permitem acessar partições Linux no Windows

Se você tiver o Windows e Linux na mesma máquina e quiser acessar os arquivos de sua partição Linux a partir do Windows, você certamente precisará usar algum tipo de software para ler o sistema de arquivos Ext (ou outro formato), isso porque o Windows não pode acessar nativamente sistema de arquivos nos formatos usados pelo Linux.

Mas com estes três utilitários, você poderá acessar partições no formato Ext2, Ext3, Ext4 e outros formatos. Conheça mais um pouco sobre cada um deles.

Cuidados ao usar programas que permitem acessar partições Linux no Windows

É importante observar que os aplicativos listados nesse artigo devem ser executados como administrador e devem ser usados com muita cautela, pois sempre existe o risco de danificar a partição que está sendo acessada, por isso, leia bem as informações deles e use-os por sua própria conta e risco. Infelizmente, alguns desses programas também podem ter sido descontinuados.

Conhecendo alguns programas que permitem acessar partições Linux no Windows

Agora que você já sabe dos cuidados necessários, conheça abaixo os programas que podem ser usados para acessar partições Linux no Windows.

Ext2Fsd

Ext2Fsd é um software livre licenciado sob a licença GPL2, o que significa que qualquer um pode modificar ou distribuí-lo sob esta licença.

Esse programa foi desenvolvido para funcionar como um driver de sistema de arquivos Ext para Windows e pode lidar com partições Ext2, Ext3 e Ext4 com capacidade de gravação. Entretanto, você não deve alterar nada em sistemas de arquivos da partição Ext, caso contrário, poderá quebrar alguma coisa.

Você usa o programa basicamente para atribuir uma unidade e montar a partição Linux e depois acessar ela pelo Windows Explorer.

Linux Reader

DiskInternals Linux Reader é um utilitário muito seguro para ler partições de sistema de arquivos nos formatos Ext2, Ext3, Ext4, HFS e ReiserFS, pois ele só permite ler o sistema de arquivos a partir do Windows, isso serve para garantir que a interferência dele no sistema de arquivos alternativo não afetará o trabalho no Linux mais tarde.

O programa usa uma interface no mesmo estilo do Windows Explorer, o que torna seu uso bem simples e intuitivo. Ele também pode criar e abrir imagens de disco como VHD (Virtual PC), VDI (VirtualBox) e assim por diante.

Ext2Read

Ext2Read é como um utilitário de explorador de arquivos que permite ao usuário explorar partições ext2/ext3/ext4 e também suporta LVM2. Ele pode ser usado para ver e copiar discos, arquivos e pastas, podendo copiar recursivamente pastas inteiras.

Gostou da lista? Se você souber de algum programa coma mesma finalidade, coloque nos comentários para que ele possa ser adicionado. Contribua que a lista ficará ainda mais completa!

Deixe um comentário

Sair da versão mobile