Caso você ainda não saiba, atualmente há um conflito do Facebook com a Apple. Entenda o que está acontecendo e saiba a causa dessa briga.
Facebook e Apple estão brigando de novo, mas desta vez é diferente. No último conflito entre o Facebook e a Apple, as duas empresas estão trazendo grandes armas e tentando fumar uma à outra.
Antes que você comece a achar que estou exagerando, vamos falar sobre os acontecimentos da semana passada.
Conflito do Facebook com a Apple – Entenda o que está acontecendo
Nos últimos sete dias, o Facebook publicou dois anúncios de página inteira no jornal The New York Times, The Wall Street Journal e The Financial Times.
Os anúncios eram intitulados “Estamos enfrentando a Apple pelas pequenas empresas em todos os lugares” e mostravam o protesto do Facebook sobre as novas políticas de privacidade do iOS 14.
Logo depois disso, em 18 de dezembro, Tim Cook tuitou:
“Acreditamos que os usuários devem ter a escolha sobre os dados que estão sendo coletados sobre eles e como eles são usados.”
O tweet de Tim veio com uma imagem de uma caixa de diálogo com opções para “Pedir ao aplicativo para não rastrear” ou “Permitir” o rastreamento.
A grande dupla tecnológica é conhecida por ter um relacionamento tenso. E é assim porque a Apple e o Facebook têm um modelo de negócios quase invertido.
Em termos mais simples, a Apple cobra um prêmio por seus produtos e serviços porque oferece segurança, transparência e privacidade. O Facebook, por outro lado, coleta dados seus para mostrar anúncios e ganhar dinheiro com isso.
Nos últimos meses, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a App Store da Apple merecia escrutínio; A Apple respondeu criticando o Facebook por ser um perseguidor assustador.
Para entender o conflito recente, é preciso entender como o Facebook está prestes a ser atingido pelas últimas ações da Apple.
Embora o Facebook afirme que está defendendo as pequenas empresas, tem mais chances de perder do que qualquer outro.
Se você é uma pequena empresa que usa o Facebook para vender seu produto, não pode alcançar todos os clientes em potencial gratuitamente.
Então você, como empresa, paga ao Facebook para ser mais visível. Em troca, o Facebook, que também rastreia seus 2,45 bilhões de usuários, mostra sua página para compradores em potencial.
Facebook vs. Apple na privacidade
Se você colocar em termos simples, o Facebook permite que os vendedores encontrem compradores. Não pode ser tão ruim assim? Errado.
Mesmo que o Facebook veja as pessoas como empresas e consumidores, elas precisam consentir com o uso de seus dados de localização, financeiros e de saúde.
O que está acontecendo aqui é que o Facebook está coletando todos os dados sem o seu conhecimento e forçando você a comprar coisas que você nem mesmo deseja.
No entanto, as coisas estão prestes a mudar para os usuários do iOS, pois a Apple lançará uma atualização, o iOS 14.4.
A atualização mais recente trará transparência de rastreamento de aplicativos para dispositivos iOS. Isso significa que o Facebook agora terá que perguntar a você antes de rastreá-lo, conforme mostrado na imagem abaixo.
Embora o Facebook queira que você acredite que a Apple está prejudicando as pequenas empresas, a verdade é um pouco mais complicada.
A Apple está apenas dando a você a liberdade de escolher se deseja que algum aplicativo rastreie seu uso ou não. Com as próximas atualizações do iOS 14, a Apple está introduzindo a transparência de rastreamento de aplicativos.
É esse recurso, esse consentimento obrigatório dos usuários, que o Facebook vê como uma ameaça.
Na imagem abaixo, a captura de tela da Apple App Store é a lista completa de seus dados que o Facebook está usando sem permissão.
Depois que o recurso de transparência do aplicativo for lançado, o Facebook terá que perguntar a todos os usuários iOS antes de usar essas informações para direcionar anúncios.
A atualização deveria ser lançada com o iOS 14, conforme a Apple anunciou no WWDC.
No entanto, a empresa o suspendeu para que os desenvolvedores pudessem encontrar uma maneira de cumprir o consentimento obrigatório. O recurso também foi apreciado por grupos de privacidade.
Atirando no ombro de pequenas empresas
Seja Facebook, Epic, Google, Amazon ou Apple, toda a grande tecnologia gira em torno das pequenas empresas hoje em dia.
Durante anos, o Facebook tirou dinheiro de pequenas empresas e dados de consumidores. O Google também se tornou o intermediário não dito em nome da eliminação do intermediário.
Simplificando, se o mundo é uma aldeia global, o Facebook é o alto-falante do tamanho de uma porta de celeiro que dirá qualquer coisa por qualquer pessoa que lhe dê dinheiro.
E quando você quer responsabilizá-lo, ele diz que é por você que o orador está gritando! Com a Apple tornando obrigatório para todas as empresas perguntarem aos usuários do iOS antes de rastreá-los, o Facebook está reclamando.
O prejuízo para as pequenas empresas, se houver, está no Facebook, pois a empresa nunca foi transparente sobre quais dados foram coletados e como foram usados.
Embora os usuários ainda possam permitir que o Facebook e outros os rastreiem, as empresas terão que ser muito convincentes para que os usuários se inscrevam para rastreá-los.