Após encerrar uma parceria antiga com a Huawei, agora foi confirmada a nova parceria da Leica com a Xiaomi.
A Xiaomi vem roubando as manchetes com sua série Xiaomi 12S. Há alguns dias, a empresa confirmou uma nova parceria com a Leica para as câmeras desses dispositivos, e também para futuros smartphones Xiaomi.
Confirmada a nova parceria da Leica com a Xiaomi
O nome Leica é familiar para quem acompanha a cena dos smartphones, afinal, a empresa faz parceria com a Huawei para seus principais smartphones desde 2016.
No entanto, tudo na estrada tem um fim, e a parceria entre Leica e Huawei foi encerrada. A Leica encontrou prontamente um novo parceiro e atualmente mais relevante, enquanto a Huawei precisará repensar sua estratégia.
A parceria entre Xiaomi e Leica já era uma confirmação do fim da cooperação entre Huawei e Leica.
Huawei, veio a público confirmar o fato. A empresa de tecnologia chinesa escreveu: “Podemos confirmar que a cooperação entre nossas duas empresas terminou em 31 de março” após ser abordada pela Android Authority.
Portanto, os smartphones Huawei P50 e P50 Pro lançados no ano passado foram os últimos a usar câmeras Leica.
O Huawei P50 Pocket, um dispositivo dobrável, pulou a parceria apesar do lançamento em dezembro do ano passado. Agora, a próxima série Huawei Mate 50 não trará a parceria Leica. O cenário mais possível é que ele tenha uma câmera regular sem marca.
Há uma série de razões por trás da decisão, mas assumimos que a Leica decidiu deixar o barco. O fato é que a gigante chinesa vem perdendo relevância devido às sanções do mercado e ao banimento dos EUA.
A marca não está mais lançando smartphones em um bom ritmo, e a situação é ainda mais difícil nos principais mercados. O Huawei Mate 50 está no boato há anos, mas ninguém sabe quando ele realmente virá.
Até agora, a Huawei encontrou maneiras de continuar lançando dispositivos usando chipsets de empresas como a Qualcomm. No entanto, a empresa não pode usar redes 5G.
A situação já é difícil na China, onde os usuários não ligam para o Google Mobile Services. Apesar disso, todos os outros grandes OEMs têm smartphones 5G completos.
Nos mercados globais, além da falta de 5G, a falta de apelo dos telefones Android sem Google é outro fator que pesa contra a Huawei.
Os rumores sugerem que a recente queda na participação de mercado da Huawei influenciou a Leica em sua decisão. Em 2016, a Huawei era um parceiro muito relevante para a Leica.
Agora, no entanto, a Xiaomi pode ser um parceiro estratégico melhor. Podemos ver o primeiro smartphone chegando com essa parceria em julho.