Se você está curioso sobre o que virá na próxima série do KDE Plasma, confira os recursos e melhorias do KDE Plasma 5.18 LTS e se prepare.
O trabalho na próxima versão principal do ambiente KDE Plasma Desktop começou há alguns meses, prometendo vários novos recursos e aprimoramentos.
Com o lançamento do KDE Plasma 5.17 no mês passado, é hora de examinar mais de perto os novos recursos e melhorias do KDE Plasma 5.18, que será lançado no início do próximo ano como a próxima versão LTS (Long Term Support).
Confira os recursos e melhorias do KDE Plasma 5.18 LTS
Entre as melhorias do ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.18 LTS, podemos mencionar a capacidade de selecionar e remover vários dispositivos Bluetooth simultaneamente, o suporte ao KSysGuard para exibir estatísticas do hardware gráfico da Nvidia e um novo botão “Home” nas Configurações do sistema que levará os usuários de volta à página principal.
Várias páginas nas Configurações do sistema também foram atualizadas, incluindo a página Comportamento geral, que agora possui um controle deslizante de velocidade de animação global para controlar a velocidade de todas as animações ou para desativá-las, e o botão “Padrões” nas configurações do sistema.
A página de fontes também foi melhorada para funcionar conforme o esperado.
- Kubuntu ou KDE Neon? Qual a melhor opção para usar? Confira!
- NixOS – uma distribuição independente (e diferente) com KDE
- Como instalar cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak
- Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Além disso, a página de pesquisa de arquivos Baloo das Configurações do sistema foi reescrita e agora apresenta uma interface de usuário baseada em QML, totalmente nova que abre caminho para mais aprimoramentos, e o cursor agora muda sua aparência nas Configurações do sistema para corresponder ao que está abaixo e oferece aos usuários uma visualização do efeito animado do cursor.
O KDE Plasma 5.18 LTS também promete melhorias ao mover ou redimensionar janelas de tela cheia no X11 e Wayland, um estilo de exibição mais simplificado e aparência do applet do Plasma Audio Volume e de sua respectiva página de Configurações do sistema, além da capacidade de procurar widgets e adicionar -ons da página principal de Recursos do Discover novamente.
Entre outras melhorias, podemos mencionar que o widget Meteorologia também foi atualizado para poder exibir pressão em “milímetros de mercúrio”, a janela de configurações do Relógio digital agora exibe uma visualização em linha do formato de hora configurado, e o applet da bandeja do sistema Touchpad exibirá não fique mais aberto depois de perder o foco.
O KDE Plasma 5.18 LTS também permitirá que os usuários ocultem o relógio na tela de bloqueio até que o prompt de senha apareça, implemente o suporte no Discover para reparar o sistema operacional do host quando uma operação de atualização falhar durante as atualizações offline e faça o comportamento do botão esquerdo e direito nos ícones da bandeja do sistema após ocultar e mostrar a eles mais confiáveis.
Também vale mencionar o fato de que os itens selecionados da área de trabalho agora mudarão sutilmente sua aparência para se tornarem um destaque inativo quando outra coisa ganhar foco no KDE Plasma 5.18 LTS, que estará disponível para testes beta a partir de 16 de janeiro de 2020.
Finalmente, o KDE Plasma 5.18 LTS deverá ser lançado em 11 de fevereiro de 2020 e terá suporte até 2022. Até lá, fiquem de olho no Blog para não perder nenhuma novidade sobre o assunto.
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 365