Ainda faltando pouco tempo para o lançamento da versão final, confira os recursos e melhorias do ambiente KDE Plasma 5.17.
O KDE Plasma Desktop é um poderoso ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
Mantido pelo projeto KDE, esse ambiente está em desenvolvimento constante e melhoria continua. Prova disso, é o seu mais recente lançamento, o KDE Plasma 5.16.
KDE Plasma 5.17, o próximo ambiente de desktop, está se transformando em uma grande atualização para o amado ambiente gráfico de desktop para sistemas operacionais baseados em Linux.
Confira os recursos e melhorias do ambiente KDE Plasma 5.17
O desenvolvedor de longa data do KDE, Nate Graham, compartilhou em seus últimos posts do blog alguns dos novos recursos e melhorias do ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.17, começando com a capacidade dos aplicativos GTK3 com CSD (decorações do lado do cliente) e barras de cabeçalho para respeitar o esquema de cores ativo do KDE ao usar o tema Breeze GTK.
Também novo no KDE Plasma 5.17 será o suporte à interface zwp_linux_dmabuf_v1 no Wayland no gerenciador de janelas KWin, que deve oferecer melhor desempenho e menor uso de memória, a capacidade de definir um volume máximo inferior a 100%, além do suporte a feedback de áudio para o controle deslizante de volume, quando você terminar de arrastá-lo.
Além disso, agora existem mensagens mais descritivas ao criar senhas ruins para novos usuários ou existentes, guias com melhor aparência (ativas e inativas) nos navegadores web Google Chrome e Chromium ao usar o tema Breeze GTK e um novo ícone para o item de menu de contexto “Allow this program to be grouped” (Permitir que este programa seja agrupado), no no Gerenciador de tarefas..
- Como instalar o jogo de simulação Unknown Horizons no Linux
- Como instalar o jogo Humanity Must Perish no Linux via Flatpak
- Como instalar o Open Sonic para jogar Sonic no Linux
- Como instalar o emulador de Super Nintendo Snes9x no Linux
O gerenciador de pacotes gráficos do Plasma Discover também recebeu alguns aprimoramentos notáveis, como a capacidade de exibir números de versão para pacotes com texto mais claro na página “Atualizações” e um indicador de ocupado quando ele ainda está carregando a lista inicial de aplicativos, além de uma melhor mensagem de erro quando nenhuma conexão com a Internet estiver disponível.
Também foi realizado um polimento no ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.17, especialmente nas várias páginas das Configurações do sistema, incluindo Bloqueio de tela, Bordas da tela e Tela sensível ao toque.
O Iniciador de aplicativos Kickoff agora pode exibir documentos recentes do gerenciador de arquivos Nautilus do GNOME e das caixas de diálogo de arquivos GTK, e agora é possível ativar as notificações do modo Não perturbe ao espelhar sua tela.
O KDE Plasma 5.17 também traz várias correções de bugs para melhorar o layout e a navegação do teclado do Kickoff Application Launcher, o contador de notificações não lidas do indicador de notificações na bandeja do sistema, os cabeçalhos da lista em Configurações do Sistema, o suporte do Wayland ao widget Redes de Plasma e alguns problemas ao clicar com o botão direito do mouse nos ícones da bandeja do sistema.
O KDE Plasma 5.17 deve ser lançado em 15 de outubro
A versão final do ambiente KDE Plasma 5.17 deve sair em 15 de outubro de 2019, mas não antes da versão beta pública, que deve estar disponível para testes públicos a partir de 19 de setembro.
Até então, a versão atual do KDE Plasma 5.16 receberá uma última atualização de manutenção na próxima semana, em 3 de setembro, o KDE Plasma 5.16.5.
O que está sendo falado no blog
- Wine 4.15 lançado com a implementação inicial do HTTP Service
- Confira os recursos e melhorias do ambiente KDE Plasma 5.17
- Linux From Scratch 9 lançado com conteúdo e pacotes atualizados
- 4MLinux 30 lançado com suporte a OpenGL e outros recursos
- Linux Lite 4.6 lançado com melhorias no Lite Welcome e mais