Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

Se você está na expectativa do próximo sistema da Canonical, confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10.

A próxima versão do Ubuntu 22.10 oferecerá uma série de recursos de desktop, um novo sistema de som padrão e um novo kernel Linux.

O Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu será lançado em 20 de outubro de 2022, o que não está tão longe – embora você não precise esperar tanto para experimentá-lo, pois o Ubuntu 22.10 Beta será lançado em 29 de setembro de 2022.

Neste post, eu apresento novos recursos no Ubuntu 22.10, bem como as mudanças mais notáveis, atualizações de aplicativos, informações de lançamento e muito mais.

Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

Os desenvolvedores do Ubuntu deram ao Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu como seu codinome.

Como codinomes, não é o mais revelador. “Kinetic” é um adjetivo relacionado ao movimento, enquanto um “Kudu” é uma espécie de antílope africano, cujo macho possui alguns impressionantes chifres em espiral.

Então, esse codinome nos diz algo sobre o Ubuntu 22.10? Honestamente, não; Os codinomes do Ubuntu não são tão simbólicos ou significativos quanto antes.

No passado, o fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, apresentaria cada codinome com um post detalhado no blog explicando por que a combinação de animal e adjetivo era representativa do próprio lançamento.

Hoje, os nomes de mascotes são selecionados para soar fofos, em vez de fornecer qualquer significado mais profundo.

Os fãs de curiosidades em grande parte inúteis podem estar interessados ​​em saber que o 22.10 é o 37º lançamento do Ubuntu desde 2004, e o segundo a usar um codinome começando com a letra ‘K’.

O outro foi o Ubuntu 9.10 “Karmic Koala”, um lançamento notável, pois foi o último a apresentar o tema “Human” do Ubuntu.

Mas o que você pode esperar na versão Ubuntu 22.10?

Confira abaixo os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10.

Alternação rápida

Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

O GNOME 43 está no centro do lançamento do Ubuntu 22.10, e a maior parte dos novos recursos do Kinetic e das mudanças mais marcantes são cortesia do GNOME upstream. Começaremos com a parte do GNOME 43 sobre a qual a maioria das pessoas está falando: alternâncias rápidas.

O novo menu de sistema baseado em pod no GNOME 43 (que o Ubuntu 22.10 apresenta) é uma grande mudança em relação ao baseado em lista encontrado em compilações anteriores.

Agora, basta um clique para ativar/desativar Wi-Fi, VPN, Bluetooth, Luz Noturna, Modo Avião e Modo Escuro.

O pod de rede também suporta subpainéis no menu, onde você pode, por exemplo, selecionar uma rede diferente diretamente, sem necessidade de modal pop-up ou viagem para as configurações de rede.

Alternar regularmente entre dispositivos de entrada e saída de áudio?

O novo painel de alternância rápida facilita a alteração de dispositivos de áudio de entrada e saída: você pode fazer isso diretamente no menu clicando na seta de estouro que aparece quando um hardware compatível é conectado/conectado.

Para entrada, um microfone deve estar em uso para que o controle deslizante do microfone seja exibido.

As opções para suspender, reiniciar ou desligar agora estão localizadas atrás do ícone ‘energia’ no canto superior direito do novo menu. Em dispositivos portáteis, o menu apresentará informações sobre a bateria no canto superior esquerdo do pod.

Configurações mais recentes do sistema

Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

O Ubuntu 22.04 reteve a porta GTK4/libadwaita do GNOME Control Center (também conhecido como Configurações do Sistema), mas um hub de alternância mais adaptável e moderno faz sua estreia no Kinetic Kudu.

Uma rápida atualização, a v42 introduziu novos layouts para muitos painéis e apresenta uma seção “Aparência” redesenhada que oferece uma configuração de modo escuro “adequada”, opções de cores de destaque e suporte para papéis de parede dinâmicos claros/escuros.

Uma seção atualizada de “Aplicativos” também apresenta um design visualmente mais atraente do que o encontrado no GNOME 40/Ubuntu 22.04 LTS.

Novas configurações do ‘Ubuntu Desktop’

Novas configurações do 'Ubuntu Desktop'
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

Agora você encontrará opções para ajustar a extensão de ícones da área de trabalho e o dock do Ubuntu em um novo painel de configurações do Ubuntu Desktop.

Além de dividir as configurações não relacionadas à aparência em sua própria janela dedicada, a gama de opções oferecidas no painel Ubuntu Desktop é expandida para incluir algumas configurações não apresentadas em 22.04.

Ubuntu Dock ganha spread de aplicativos

Ubuntu Dock ganha spread de aplicativos
Confira os novos recursos e a data de lançamento do Ubuntu 22.10

Alguns de vocês podem se lembrar de uma proposta de mesclagem do Ubuntu Dock que escrevi há alguns meses. Fiquei empolgado porque trouxe um comportamento de longa data da era Unity para o desktop Ubuntu baseado no GNOME Shell moderno.

Bem, tenho o prazer de dizer que a solicitação foi mesclada e a alteração é padrão no Ubuntu 22.10.

Quando várias janelas do mesmo aplicativo são abertas (mesmo que algumas sejam minimizadas), clicar em um ícone de aplicativo no dock agora apresenta uma visão geral dinâmica, em vez de, como antes, um pop-over de miniaturas de janela próximo ao dock.

É um ajuste sutil de UX que, acho, está muito mais de acordo com a maneira como o restante da área de trabalho se comporta.

Nautilus mais recente, novos recursos

No Ubuntu 22.10, o gerenciador de arquivos Nautilus é totalmente adaptável. Quando você reduz a largura da janela, a barra lateral sai do caminho e ressurge como uma página deslizante.

A barra de ferramentas no Nautilus 43 também se divide em largura reduzida para manter todas as opções na tela (como alvos amigáveis ​​ao toque).

Anexar regularmente drives USB e cartões SD? Nesse caso, você pode apreciar a nova capacidade de clicar com o botão direito do mouse em uma unidade externa na entrada da barra lateral para acessar uma opção rápida de ‘formato’ no menu de contexto, graças à integração do utilitário Disks.

Essa integração também se estende às caixas de diálogo Propriedades redesenhadas (isso é usado para todas as pastas, arquivos e unidades).

Finalmente, a visualização de lista é MUITO melhorada. Há mais preenchimento em torno dos itens no modo de exibição de lista. Isso torna possível a bandagem de borracha (onde você arrasta um retângulo sobre vários arquivos/pastas).

Além disso, a visualização de lista agora oferece uma coluna de ícone ‘favorito’ (com uma animação fofa quando clicada) e acesso ao contexto para mostrar/ocultar mais colunas.

A pasta “Recente” torna tão ridiculamente fácil encontrar arquivos usados ​​recentemente, mas não era classificável – até agora. No Nautilus 43, você pode classificar itens recentes com base no nome, última modificação, primeira modificação, tamanho e tipo de arquivo. Revolucionário? Não, mas útil mesmo assim.

Pipewire é padrão

Um pouco mais tarde do que outras distribuições, o Pipewire é o sistema de áudio padrão no Ubuntu 22.10, com o gerenciador de sessões WirePlumber incluído também. A última vez que o Ubuntu fez uma mudança tão grande em sua pilha de áudio foi no Ubuntu 8.04 LTS ‘Hardy Heron’.

O que há de tão bom no Pipewire?

Bem, além de ser uma tecnologia mais recente em desenvolvimento ativo, o PipeWire possui menos bugs que o PulseAudio, melhor compatibilidade de hardware e menor uso geral da CPU.

O equipamento de áudio Bluetooth moderno parece “simplesmente funcionar” com o PipeWire, exigindo menos intervenção manual do que alguns equipamentos Bluetooth no PulseAudio – embora o YMMV!

Suporte a imagem WebP

O Ubuntu 22.10 suporta o formato de imagem WebP pronto para uso no gerenciador de arquivos e no visualizador de fotos nativo.

Isso se deve aos desenvolvedores do Ubuntu que enviam a biblioteca webp-pixbuf-loader (instale isso para habilitar o suporte WebP no Ubuntu 22.04 LTS). Também há suporte para WebP na nova versão do LibreOffice 7.4.

Kernel

As compilações diárias atuais do Ubuntu 22.10 são fornecidas com o kernel Linux 5.19. Este é o lançamento mais recente no momento da escrita. O Linux 6.0 deve ser lançado em meados de outubro.

Embora o congelamento do kernel do Ubuntu 22.10 não seja até 6 de outubro, provavelmente é tarde demais para o Ubuntu 22.10 apresentar o kernel Linux 6.0.

Em termos de gráficos, o Ubuntu 22.10 inclui a versão Mesa 22.2.

Outras alterações

Uma nova versão do Mutter vem no Ubuntu 22.10 e, cortesia de mudanças upstream, temos suporte a roda de rolagem de alta resolução no Wayland e nas sessões do Xorg.

O esforço para pousar isso demorou um pouco, então várias pessoas podem se surpreender, se estiverem satisfeitas em vê-lo finalmente chegar.

O Mutter 43 também ganha varredura direta de vários monitores (antes de agora, a varredura direta funcionava apenas para configurações de exibição de cabeça única) e suporte para buffers de pixel único.

O GNOME Shell 43, não descarta mais a notificação de mudança de foco, apenas carrega extensões que suportam a sessão atual e mostra setas de paginação na grade do aplicativo por padrão. Há também um layout “estendido” disponível para o teclado na tela com teclas extras.

O tempo de renderização da visão geral foi reduzido em até 15%, e as visualizações de aplicativos na visão geral agora aparecem mais nítidas.

O tema do ícone Yaru pega um novo ícone do editor de texto, alguns novos ícones simbólicos e, junto com o tema Yaru GTK e Shell, é definido em sincronia com o Adwaita upstream.

Não há (atualmente) nenhum novo papel de parede padrão ou adições de origem da comunidade, mas eles serão adicionados antes do lançamento beta em setembro.

Uma nova versão da fonte Noto emoji está incluída. Isso significa que todos os emojis Unicode 15 estão disponíveis para serem vistos e usados ​​em aplicativos compatíveis no Ubuntu 22.10.

Formulários

Além de ser enviado com a versão mais recente (Snap’d) do Mozilla Firefox 105 (no momento em que escrevo, isso inclui novos gestos de navegação, integração de extensão GNOME funcional e recursos de anotação em PDF).

O Kinetic também está equipado com a versão mais recente do Thunderbird 102. Isso tem várias melhorias bem-vindas, incluindo novos ícones coloridos, uma barra de ferramentas lateral (configurável) e um assistente de configuração aprimorado que facilita a adição de novas contas de e-mail.

O LibreOffice 7.4 está junto para o passeio. Esta atualização possui compatibilidade ainda melhor com arquivos do Microsoft Office, suporte WebP e uma variedade de aprimoramentos menores em seus vários programas.

O Gedit não está mais incluído por padrão. Em vez disso, o Ubuntu 22.10 vem com o novo aplicativo de editor de texto do GNOME que, confusamente para esta frase, é chamado de Editor de Texto.

Além disso, o aplicativo GNOME To Do não está mais incluído na imagem padrão.

O usuário que deseja esse utilitário voltado para tarefas pode instalá-lo a partir dos repositórios, mas deve estar ciente de que o desenvolvimento do aplicativo parou (daí sua remoção). Muitas alternativas lá fora, embora!

Baixe e experimente o Ubuntu 22.10

O Ubuntu 22.10 é atualmente pré-beta. Você pode baixar as compilações do Ubuntu 22.10 para teste, mas elas não devem ser usadas como seu sistema de produção, a menos que você esteja bem vivendo com bugs e competente o suficiente para corrigir falhas ocasionais.

O Ubuntu 22.10 Beta estará disponível em setembro, e a versão estável final do Ubuntu 22.10 estará disponível para download no site do Ubuntu em 20 de outubro.

Também será possível atualizar para o Ubuntu 22.10 a partir de 22.04 LTS, no entanto, você precisará optar explicitamente por fazer isso; você não será notificado de uma atualização por padrão.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.