Confira os novos recursos do WSL 2 disponíveis para teste

Se você é um usuário inscrito no programa Windows Insider, confira os novos recursos do WSL 2 disponíveis para teste e experimente.

A Microsoft lançou uma nova versão de teste para usuários inscritos no programa Windows Insider e, desta vez, existem grandes melhorias direcionadas aos usuários do Linux.

O Windows 10 build 20150, que agora está disponível para usuários no canal Dev, aprimora ainda mais o suporte do Windows Subsystem para Linux e adiciona novos recursos para teste.

Confira os novos recursos do WSL 2 disponíveis para teste

Confira os novos recursos do WSL 2 disponíveis para teste
Confira os novos recursos do WSL 2 disponíveis para teste

Em primeiro lugar, está o suporte de computação da GPU para o WSL 2 e a nova compilação de hoje vem com suporte para o NVIDIA CUDA.

Para experimentar esse novo recurso, você precisa executar esta compilação de visualização com uma distribuição WSL 2 instalada e, obviamente, executar o kernel Linux mais recente.

Os drivers da GPU também são necessários para ativar o suporte ao computador da GPU.

A Microsoft explica que:

“Além disso, isso também oferecerá suporte ao DirectML, que capacitará estudantes e iniciantes a usar o treinamento acelerado por hardware na amplitude do hardware Windows, nas GPUs AMD, Intel e NVIDIA.”

No momento, é possível instalar o Windows Subsystem para Linux a partir de uma tela dedicada do Windows 10 que permite aos usuários ativar e desativar os recursos do SO. Desnecessário dizer que este não é necessariamente o processo mais complexo, mas por outro lado, a Microsoft quer que tudo seja mais direto.

Hoje, a Microsoft anuncia um novo comando para instalar o Windows Subsystem para Linux no Windows 10:
wsl.exe --install

A Microsoft diz que está trabalhando para aprimorar ainda mais este comando e habilitar a instalação de distribuições Linux, tornando o processo ainda mais direto. Por enquanto, o comando habilita o WSL no Windows 10 e solicita que você reinicie o sistema.

Segundo a empresa:

“Você verá esta opção apenas em máquinas que não têm o componente opcional” Windows Subsystem for Linux “ativado. Nesta versão inicial, este comando habilitará o componente opcional Windows Subsystem para Linux, bem como o componente opcional da Virtual Machine Platform, e solicitará que você reinicie sua máquina. No futuro, planejamos adicionar suporte para instalar automaticamente as distros da WSL usando esse comando também.”

Além disso, a Microsoft também está adicionando um novo comando para o WSL 2 funcionar com o kernel. A adição de um kernel Linux é um dos destaques no WSL 2 e, hoje, o novo comando torna o gerenciamento do kernel e as atualizações disponíveis muito mais diretos.

O novo comando é:
wsl.exe --update

Existem três comandos suportados no momento:
wsl.exe --update
wsl.exe --update --status
wsl.exe --update --rollback

O primeiro comando é usado para gerenciar atualizações, enquanto o segundo exibe o status da atualização. O terceiro é usado especificamente para reverter para uma versão anterior do kernel.

A Microsoft informou que:

“O comando rollback existe para permitir aos usuários desinstalar facilmente a atualização mais recente, se necessário. Quando qualquer nova versão do kernel Linux é instalada, seu último kernel usado é armazenado como um kernel de reversão. Quando você executa o comando acima, o WSL 2 é carregado usando o kernel de reversão (ou seja: as distribuições do WSL 2 agora são carregadas usando a versão anterior do kernel). Quando uma nova atualização estiver disponível, sua máquina instalará automaticamente a versão mais recente do kernel e o WSL 2 será carregado usando essa versão mais recente.”

Então, quando tudo isso vai ao ar para todos os usuários?

No momento, a Microsoft está testando todos eles apenas como parte de informações privilegiadas e, como eles são enviados para o canal Dev, significa que um prazo ainda não está disponível.

No entanto, não deve demorar muito para serem trazidos a todos – a próxima atualização de recursos do Windows 10 é a versão 20H2, que está programada para ser finalizada em setembro e lançada em novembro.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.