Confira os detalhes do futuro KDE Plasma Mobile 6, segundo as informações postadas pelo desenvolvedor do Plasma Mobile, Devin Lin.
Com o próximo lançamento do KDE Plasma 6 para desktop Linux, os desenvolvedores do Plasma Mobile estão trabalhando duro para trazer a versão móvel do Plasma para os frameworks KDE Frameworks 6 e Qt 6 mais recentes e no mesmo nível do ambiente de desktop Plasma 6.
Dito isso, o desenvolvedor do Plasma Mobile, Devin Lin, descreve em uma postagem de blog detalhes sobre o trabalho que ele fez nos últimos meses para tornar o Plasma 6 uma realidade para dispositivos móveis e prepará-lo para o “Mega Release” do KDE (inclui KDE Plasma 6, KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.04) agendado para final de fevereiro de 2024.
Confira os detalhes do futuro KDE Plasma Mobile 6
De acordo com Devin Lin, o Plasma Mobile 6 promete uma tela inicial padrão renovada que contará com uma gaveta de aplicativos, pesquisa KRunner, pastas, páginas, miniaplicativos/widgets, arrastar e soltar entre vários elementos, inversão de linha-coluna para rotações de tela, linha e coluna personalizáveis contagens, transições de página personalizáveis, bem como a capacidade de importar e exportar layouts de tela inicial como arquivos.
Devin Lin disse que:
“Os miniaplicativos, em particular, são bastante interessantes, embora ainda precisem de algum trabalho. Eles usam a mesma infraestrutura que o Desktop usa, então podemos usar os miniaplicativos existentes. Novos miniaplicativos para aplicativos móveis também poderão ser desenvolvidos, dependendo do interesse.”
O Plasma Mobile 6 também promete uma nova configuração rápida de “Modo Docked” que traz de volta as decorações das janelas e evita a abertura de janelas de aplicativos no modo de tela cheia quando o seu dispositivo móvel está encaixado.
Haverá também um novo aplicativo de boas-vindas do Plasma Mobile para facilitar a configuração do ambiente de desktop móvel para os recém-chegados. A nova tela de boas-vindas do Plasma Mobile 6 permitirá que você configure Wi-Fi, configurações de celular, etc.
O Plasma Mobile 6 também virá com um novo serviço plasma-mobile-envmanager para configuração automática do que é necessário para o Plasma Mobile e Plasma Desktop, eliminando a necessidade de configurações codificadas e permitindo a instalação de um ambiente de desktop separado nos sistemas existentes.
Entre outras mudanças dignas de nota, o alternador de tarefas do Plasma Mobile foi movido para a janela KWin e o gerenciador composto como um efeito, o que irá melhorar o desempenho, existem algumas melhorias de estilo para melhor desempenho, vários módulos de configurações específicos para dispositivos móveis foram unificados, a tela de bloqueio foi melhorado, bem como a qualidade das configurações do celular e a integração do shell do ModemManager.
O Plasma Mobile 6 deve ser lançado ao público logo após o lançamento da série de ambientes de desktop KDE Plasma 6 em 28 de fevereiro de 2024.
No entanto, para usá-lo em seu dispositivo móvel, você precisará aguardar um dos GNU focados em dispositivos móveis. /Distribuições Linux para adotá-lo, como postmarketOS.
Aqueles que estão ansiosos para experimentar a versão atual do Plasma Mobile 6 podem seguir as instruções de instalação fornecidas pelo projeto postmarketOS baseado em Linux Alpine aqui.
Obviamente, uma versão futura do postmarketOS oferecerá imagens prontas para uso que podem ser facilmente instaladas no seu dispositivo móvel, se for compatível com o postmarketOS.