Confira o cronograma de lançamento do GNOME 48

Com a chegada do Gnome 47, o trabalho na próxima versão começa, então, confira o cronograma de lançamento do GNOME 48 e seus recursos.

GNOME 47 ‘Denver’ provou ser uma atualização decente para o desktop GNOME, entregando uma boa dose de novos recursos, refinamentos de IU e melhorias de aplicativos. Como aqueles que usam o Ubuntu 24.10 estão, sem dúvida, gostando.

Mas conforme um lançamento sai, o trabalho no próximo começa. Dito isso, confira o cronograma de lançamento do GNOME 48 e seus recursos.

Confira o cronograma de lançamento do GNOME 48

Confira o cronograma de lançamento do GNOME 48
Confira o cronograma de lançamento do GNOME 48

O GNOME 48 ‘Bengaluru‘ (nomeado em homenagem à cidade anfitriã do GNOME Asia Summit que acontece em dezembro) está programado para ser lançado em 19 de março de 2025.

E estas são as datas para marcos importantes de desenvolvimento ao longo do caminho, oferecendo oportunidade para implementar, adicionar e integrar mudanças, o “congelamento” necessário para solidificar o conjunto desejado para ser lançado em estável e, em seguida, mais testes para refinar e aprimorar o que há de novo:

  • GNOME 48 (Alfa) – 4 de janeiro de 2025
  • GNOME 48 (Beta) – 1 de fevereiro de 2025
  • Congelamento de API, ABI, recursos e UI – 1º de fevereiro de 2025
  • GNOME 48 (Release Candidate) – 1 de março de 2025

A versão estável final do GNOME 48 será lançada em 19 de março de 2025.

De nessas datas, o beta é notável, pois o congelamento de recursos no cronograma de lançamento do Ubuntu 25.04 é em torno dessa data, portanto, aproximadamente quando aqueles que usam compilações diárias do Ubuntu 25.04 podem esperar que os componentes do GNOME 48 comecem a aparecer – sempre um estágio emocionante.

Também digno de nota é que o GNOME 48.1 está programado para ser lançado em 12 de abril de 2025.

O primeiro lançamento pontual em uma nova série do GNOME é sempre bem-vindo, resolvendo bugs errantes, arestas e pequenos ajustes para melhorar quaisquer recursos e aplicativos recém-adicionados.

Possíveis novos recursos o GNOME 48

É muito cedo para saber quais novos recursos o GNOME 48 oferecerá porque, bem, tudo ainda está sendo planejado, discutido e decidido.

Dito isso, podemos fazer alguns palpites enquanto isso.

É possível que façamos algumas das mudanças originalmente planejadas para o GNOME 47, mas que, por vários motivos, foram adiadas ou postergadas para permitir mais discussão e refinamento, como a proposta de mudar a fonte padrão para Inter.

O GNOME 48 também apresenta outra oportunidade para Daniel van Vugt, da Canonical, conseguir seu tão esperado suporte de buffer triplo para melhorar o desempenho no Mutter upstream.

Em outros lugares, o GNOME Shell provavelmente se baseará em algo que foi adicionado no 47, com o agrupamento de notificações sendo uma possibilidade provável, dado que o trabalho está em andamento há algum tempo, e sem dúvida veremos a cobertura de cores de destaque estendida para mais lugares na interface do usuário do shell.

Os principais aplicativos no GNOME 48 certamente fornecerão um conjunto de recursos aprimorados – mas o quê? Novamente, é muito cedo para saber (no momento em que você lê isto), mas há uma discussão sobre trazer um recurso de visão geral de guias (como o do GNOME Web) para o Nautilus.

Painel de bem-estar em Configurações e zoom aprimorado no Loupe
Enquanto isso, o Settings está considerando um novo painel de “Bem-estar” para exibir opções de lembrete de intervalo e tornar o painel de rede mais abrangente integrando opções avançadas de configuração de rede móvel, melhor suporte a VPN e muito mais.

O visualizador de imagens do Loupe oferecerá controles de zoom e comportamento aprimorados — isso é tudo —, mas o suporte a RAW e a edição básica de imagens (como corte) foram discutidos — adições atraentes que podem ajudar a persuadir o Ubuntu a adotar o aplicativo no Plucky Puffin!

Em outro lugar, o Showtime, o moderno media player do GNOME, pode se formar no playground do Incubator para assumir o papel de media player do Totem (ele continua sendo um substituto capaz mesmo enquanto espera).

Todas as coisas mencionadas acima são TBC, TBD e DBM (não me culpe). Nenhum compromisso firme, apenas indicações de uma olhada rápida no estado do desenvolvimento agora, como fusões recentes e propostas, discussões em andamento e postagens de blog do desenvolvedor.

O GNOME 48 tomará uma forma mais segura nos próximos meses, então fique ligado para atualizações sobre mudanças que provavelmente causarão uma impressão no Ubuntu 25.04, que chega no ano que vem.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.