Confira as principais novidades do Fedora 33 e saiba o que vem por aí na futura versão estável do sistema operacional do projeto Fedora.
O Fedora é um projeto da comunidade patrocinado pela Red Hat que desenvolve um sistema operacional de ponta baseado em Linux. O Fedora 32 é a versão estável atual lançada em 28 de abril de 2020.
Continuando o ciclo de desenvolvimento, a comunidade já está trabalhando para o lançamento do próximo Fedora 33 estável. Portanto, neste artigo, listarei todas as novas mudanças que estão confirmadas como disponíveis no Fedora 33.
Falando em data de lançamento, não há data exata finalizada. No entanto, de acordo com a programação oficial, 20 de outubro é a data alvo final preferida e 27 de outubro é a data alvo final.
Confira as principais novidades do Fedora 33 e saiba o que vem por aí
No mês passado, uma nova proposta foi enviada para trazer grandes mudanças às variantes do desktop Fedora. Posteriormente, agora foi confirmado que o Fedora fará a transição do sistema de arquivos ext4 para o Btrfs por padrão.
No entanto, o novo sistema de arquivos padrão só se aplicará a Workstations e Spins do Fedora nas arquiteturas x86_64 e ARM.
O Fedora escolheu o Btrfs para trazer benefícios ao resolver vários problemas como falta de espaço, corrupção de dados de armazenamento, redimensionamento do sistema de arquivos e configuração de armazenamento complexa.
Outra grande mudança em todo o sistema para o Fedora 33 é o editor de texto de terminal padrão. Como você deve saber, atualmente Vi é o editor de texto de terminal padrão na maioria dos casos, como git commit e edição de texto de linha de comando.
Mas agora com o Fedora 33, GNU Nano irá substituir Vi para se tornar o editor de texto padrão em todas as edições do Fedora. No entanto, você também terá o Vi pré-instalado por meio de um pacote vim-minimal.
GNOME 3.38 será a próxima versão estável, prevista para chegar um mês antes (em 16 de setembro de 2020) do Fedora 33. Para incluir todas as mudanças visuais mais recentes e outros novos recursos no GNOME, o Fedora 33 virá com o GNOME 3.38.
Enquanto escrevo, o GNOME 3.37.90 foi lançado como a primeira versão beta do 3.38 com vários recursos importantes. Você pode ler nosso artigo que lista todas as novas mudanças no GNOME, que você experimentará no Fedora 33 também.
Além das novas melhorias, o Fedora 33 também atualizou suas principais ferramentas e pacotes para incluir a versão mais recente, como:
- Biblioteca GNU C versão 2.32
- Golang 1.15
- LLVM 11
- GNU Make versão 4.3
- Node.js 14.x
- Perl 5.32
- Python 3.9
- Erlang 23
- LXQt 0.15.0
- DXVK como backend wined3d padrão
Recursos em discussão
Enquanto o desenvolvimento do Fedora 33 progride em direção ao Beta Freeze em 15 de setembro, algumas mudanças ainda estão em discussão. Elas incluem:
- Binutils 2.34
- RPM 4.16
- Ruby on Rails 6.0
- Promoção do Fedora IoT para a edição oficial do Fedora
- Ativar systemd-resolved por padrão
- Fundo animado padrão para o Fedora Workstations
- Habilitar EarlyOOM no Fedora KDE
- Melhor gerenciamento térmico para o Workstations