Se você estava curioso para saber como é o smartphone Linux da Purism focado em privacidade, confira as primeiras impressões do Librem 5 feitas por seus apoiadores.
O Librem 5 é um smartphone Linux da Purism focado em privacidade e segurança, e que foi lançado inicialmente através de uma campanha de financiamento coletivo.
E agora que a Purism começou a enviar o telefone Librem 5 Linux para patrocinadores de sua campanha de crowdfunding, as primeiras impressões práticas começaram a aparecer!
Confira as primeiras impressões do Librem 5 feitas por seus apoiadores
Para começar, aqueles que optarem por receber um telefone celular do lote inicial ‘Birch’ (vários lotes iterativos estão planejados, cada um melhorando em qualidade e requinte) obtêm seus telefones sabendo que a experiência do software não será particularmente adequada.
Portanto, se você abriu este post esperando ouvir que as coisas estão a par com o iPhone, prepare-se para a decepção.
Diz-se que o envio de pilha de software atual no telefone consome a bateria muito rapidamente, que não consegue reproduzir áudio nas chamadas (embora o telefone possa fazê-las) e atualmente não consegue acessar nenhuma das duas câmeras incluídas.
Mas isso faz parte de toda a diversão dos early-adopter, certo?
As futuras atualizações de software, como diz a Purism, corrigem muitas das falhas iniciais do telefone, com suporte de software para mais hardware planejado para as próximas semanas e meses.
Entretanto, muitos podem não saber que várias críticas e preocupações públicas foram levantadas sobre a capacidade da Purism de realmente entregar o telefone Librem 5.
Ex-funcionários pintam uma imagem desorganizada, com a realidade de engenharia do telefone sendo desconectada das ambições anunciadas publicamente. As atualizações fraudulentas, afirmam, são usadas para mascarar atrasos e deficiências no próprio produto.
Um comunicado à imprensa para anunciar que o Librem 5 estava sendo enviado para patrocinadores logo foi divulgado, e logo revelou que ninguém fora da empresa realmente iria receber um aparelho!
Embora a Purism ainda não reconheça ou negue qualquer reivindicação feita por ex-funcionários, ela continua fornecendo relatórios positivos de progresso em seu blog (o último dos quais aborda o custo comparativamente alto do aparelho).
- Como instalar o jogo de corrida SuperTuxKart no Linux
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
E, no momento da escrita deste artigo, as pessoas começaram a receber seus dispositivos Librem 5.
Um relato no Reddit revelou que:
- A vida útil da bateria é tão alta por enquanto
- O dispositivo aquece rapidamente
- A qualidade de construção é semelhante a um “telefone Android de médio porte”
- O software não é material “alfa […] e não driver diário”
Há também uma postagem de unboxing de outro patrocinador que mostra a embalagem de varejo em que o telefone é fornecido, repleto de guia de início rápido e alguns fones de ouvido incluídos!
Quanto ao resto, ainda há um pouco mais a fazer antes que este telefone Linux com privacidade de U$$ 699 seja vendido em geral (atualmente previsto para a primavera de 2020).
E um modelo de “próxima geração” está em andamento, com uma data de lançamento prevista para o próximo ano.
Você pode comprar o Librem 5 no site da Purism.
Quer um telefone Linux mais barato? Confira o Pinephone de U$$ 149.
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 261