E foi lançado o Ubuntu Unity 22.04 LTS com suporte a flatpak por padrão, e muito mais. Confira as novidades do Ubuntu Unity 22.04 LTS e veja onde baixar a distro.
Ubuntu Unity é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, usando a interface Unity no lugar do GNOME Shell utilizado pelo Ubuntu.
O primeiro lançamento inicial foi a versão 20.04 LTS – Focal Fossa em 7 de maio de 2020. Antes do lançamento inicial, ele tinha dois nomes provisórios: Unubuntu e Ubuntu Unity Remix.
Agora, a equipe do Ubuntu Unity lançou a versão 22.04 LTS de sua distribuição.
Confira as novidades do Ubuntu Unity 22.04 LTS
Em 21 de abril, foi o dia em que a família Jammy Jellyfish teve que chegar, e está acontecendo.
Embora ainda existam vários sabores para publicar suas notas de lançamento, todos eles podem ser baixados em cdimage.ubuntu.com.
O que não pode ser baixado de lá são os “Remixes”, ou seja, os sabores do Ubuntu que atualmente pretendem se tornar oficiais, mas não são.
O primeiro deles a anunciar seu lançamento foi o Ubuntu Unity 22.04, desenvolvido pelo jovem membro da Canonical Rudra Saraswat.
Saraswat também é responsável por outros softwares para o Ubuntu, como Ubuntu Web ou Gamebuntu, então espera-se que ele faça outro anúncio hoje ou no fim de semana.
De qualquer forma, a primeira coisa que foi anunciada é o Ubuntu Unity 22.04, do qual eu destacaria que incluiu suporte para pacotes flatpak e o repositório Flathub padrão.
As notas de lançamento para esta versão não incluem muitos detalhes, então sem tempo para baixar e testar a ISO, não podemos conferir alguns detalhes.
Dito isso, essas são as novidades do Ubuntu Unity:
- Suportado até… não diz, mas espera-se que seja suportado por pelo menos dois anos, até que o Ubuntu 24.04 seja lançado. O normal seria de três anos, até abril de 2025.
- Firefox como snap por padrão, um movimento forçado já que a versão “DEB” não será incluída em nenhum repositório oficial.
- As seguintes substituições de aplicativos padrão foram feitas para torná-los melhores na interface do Unity: O visualizador de documentos da Lectern; O editor de texto da Pluma; Reprodutor de vídeo VLC; O visualizador de imagens da EOM; O monitor do sistema por MATE System Monitor;
- O ISO não separa mais o BIOS e o UEFI, portanto, o mesmo ISO pode ser usado em ambos os casos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Confira os detalhes das novidades dessa atualização nesse outro artigo: Ubuntu 22.04 LTS lançado com GNOME 42, kernel 5.15, e muito mais
Baixe e experimente o Ubuntu Unity 22.04 LTS
Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 22.04 LTS via terminal (server e desktop)
Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO do Ubuntu Unity 22.04 LTS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux