E foi lançado o Ubuntu Studio 24.10 com um modo de instalação mínima, e mais. Confira as novidades do Ubuntu Studio 24.10 e veja onde baixar a distro.
Uma variante oficial do Ubuntu, o Ubuntu Studio é um sistema operacional baseado em Linux para indivíduos criativos nas áreas de produção de áudio, produção de vídeo, design gráfico, fotografia e editoração eletrônica.
Ele torna o áudio profissional acessível no Linux; ele usa o servidor de som JACK e um kernel construído com um patch de baixa latência. Até a versão 20.10, o Ubuntu Studio era fornecido com o ambiente de desktop Xfce, mas foi substituído pelo KDE Plasma em outubro de 2020.
Agora, a equipe do Ubuntu Studio lançou a versão 24.10 de sua distribuição.
Confira as novidades do Ubuntu Studio 24.10
Ubuntu Studio 24.10 inclui um modo de instalação mínima, uma mudança nas configurações do kernel e oferece nove meses de suporte.
Isso permitirá que você instale uma área de trabalho mínima para começar e, em seguida, instale o que precisa por meio do instalador do Ubuntu Studio. Isso tornará o processo de instalação mais rápido e permitirá que você personalize o que precisa para seu Studio pessoal.
Infelizmente, pelo menos por enquanto, o projeto teve de se livrar dos atalhos padrão no painel, pois isso causaria um erro ao carregar sem que os aplicativos estivessem instalados. Uma solução para isso está chegando na versão 25.04.
O kernel genérico do Ubuntu agora é totalmente capaz de cargas de trabalho de baixa latência.
Como tal, com o Ubuntu Studio 24.10, o projeto mudou do kernel de baixa latência para o kernel genérico com as opções de inicialização para habilitar a configuração de baixa latência habilitada por padrão.
Por fim, o Ubuntu Studio 24.10 atualiza a área de trabalho Plasma para a versão 6 e inclui o PipeWire 1.2.4.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Como o Ubuntu 24.10 não é um lançamento LTS (Long Term Support), ele só será oficialmente suportado com correções de bugs e outras atualizações de software por 9 meses após o lançamento (ou cerca de 3 meses após o lançamento da próxima versão do Ubuntu).
Os usuários que procuram algo um pouco mais estável podem conferir o Ubuntu 24.04 LTS.
Para mais detalhes, a nota de lançamento do Ubuntu 24.10 podem ser encontrada nesse endereço:
Notas de lançamento do Ubuntu
Baixe e confira as novidades do Ubuntu Studio 24.10
Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 24.10 via terminal (server e desktop)
Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO Ubuntu Studio 24.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux