E foi lançado o Ubuntu Studio 22.04 LTS com Plasma 5.24 e novas versões de seus aplicativos multimídia. Confira as novidades do Ubuntu Studio 22.04 LTS e veja onde baixar a distro.
O Ubuntu Studio é uma variante do Ubuntu voltada para os entusiastas de áudio, vídeo e gráficos do Linux e também para os profissionais, pois essa distribuição fornece uma coleção de aplicativos de código aberto disponíveis para criação de multimídia.
Obviamente, o que torna essa distribuição especial é que ela inclui, por padrão, muitos softwares para criadores de conteúdo.
Agora, a equipe do Ubuntu Studio lançou a versão 22.04 LTS de sua distribuição.
Confira as novidades do Ubuntu Studio 22.04 LTS
Há alguns momentos, foi oficializado o lançamento do Ubuntu Studio 22.04, que é o 31º lançamento da versão do Ubuntu destinada aos criadores de conteúdo.
Eles nos lembram que, devido à mudança de desktop do Xfce para o KDE, atualizações de versões anteriores ao Ubuntu Studio 21.10 não são suportadas, portanto, não é possível atualizar a partir do Focal Fossa.
Os novos recursos que vêm com o Ubuntu Studio 22.04 são muitos, em parte porque temos que levar em conta duas coisas: a primeira é sua razão de ser, seus aplicativos, e no Jammy Jellyfish os principais aplicativos multimídia foram atualizados; o segundo é o ambiente gráfico, Plasma 5.24.
Dito isso, essas são as novidades do Ubuntu Studio:
- Kernel 5.15.
- Com suporte por três anos, até abril de 2023.
- Eles não mencionam isso, mas ele usa o Plasma 5.24 e alguns aplicativos do KDE Gear 21.12.3.
- Firefox 99 como snap.
- Studio Controls 2.1.3.
- RaySession 0.12.2.
- Carla 2.4.2.
- jack-mixer 17.
- lsp-plugins 1.1.31.
- Krita 5.0.2.
- Darktable 3.8.1.
- Inkscape 1.1.2.
- Digikam 7.5.0.
- OBS Studio 27.2.3.
- Kdenlive 21.12.3.
- Blender 3.0.1.
- Gimp 2.10.24.
- Ardour 6.9.
- Scribus 1.5.7.
- MyPaint 2.0.1.
Com relação a problemas, no Ubuntu Studio 22.04 o botão Descobrir fontes de software não funciona. Eles dizem que uma solução temporária é abrir o Konsole e digitar sudo software-properties-qt para chegar ao mesmo lugar.
Não há menção de quando a correção do bug está agendada.
Além disso, o Ubuntu Studio usa o mesmo ambiente gráfico que o Kubuntu desde 20.10, e os bugs que afetam o Kubuntu podem afetar a versão Studio do Ubuntu.
Por outro lado, eles também comentam que não é recomendado atualizar para uma nova versão LTS até que seja lançada a primeira atualização pontual, que está prevista para julho deste ano.
Não parece a melhor ideia se levarmos em conta que Impish Indri deixará de receber suporte nestas datas e não poderá ser carregado do Focal Fossa, mas essa é a recomendação.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Confira os detalhes das novidades dessa atualização nesse outro artigo: Ubuntu 22.04 LTS lançado com GNOME 42, kernel 5.15, e muito mais
Baixe e experimente o Ubuntu Studio 22.04 LTS
Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 22.04 LTS via terminal (server e desktop)
Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO do Ubuntu Studio 22.04 LTS já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux