Confira as novidades do Ubuntu 24.04

Se você está na expectativa do próximo (e primeiro) lançamento da Canonical em 2024, confira as novidades do Ubuntu 24.04.

O próximo ano ainda parece muito distante (embora falte duas semanas) em termos de desenvolvimento de software, 4 meses é pouco tempo. É por isso que alguns dos novos recursos do desktop Ubuntu 24.04 Noble Numbat já são conhecidos.

Com lançamento previsto para o próximo ano, em 25 de abril Ubuntu 24.04 Noble Numbat será a primeira grande atualização do ano. E, abaixo, vamos conferir as novidades do Ubuntu 24.04.

Confira as novidades do Ubuntu 24.04

Confira as novidades do Ubuntu 24.04
Confira as novidades do Ubuntu 24.04

Das mãos de Tim Holmes-Mitra da Canonical sabemos duas coisas: Que o GNOME 46 será o desktop da versão principal e que o X11 permanecerá conosco pelo menos por mais 6 meses. Seu destino está nas mãos da NVIDIA e de seu suporte ao Wayland.

Agora, parece que a Canonical já entendeu que o Ubuntu não traz nada de interessante há anos e decidiram incluir algo que, não para parar as prensas, mas que pelo menos vou usar um muito.

Na versão 24.04 do Ubuntu teremos aplicações web em formato Snap com as quais poderemos lançar os pacotes de escritório da Microsoft e Google como se fossem uma aplicação.

É verdade que hoje podemos fazer isso com navegadores. Mas, se, por exemplo, você usa o Firefox e não deseja instalar o Chrome para usar os aplicativos do Google, os snaps são uma boa alternativa.

Aplicativos Flutter

Flutter é um framework desenvolvido pelo Google que permite criar aplicativos para dispositivos móveis e desktop com a mesma base de código. O Ubuntu usa bastante para vários de seus novos aplicativos, incluindo o novo instalador.

Para tornar a experiência do usuário consistente, o que se faz é criar uma janela utilizando as bibliotecas GTK e utilizando um motor que atua como interpretador. Bibliotecas GTK3 são usadas atualmente e os planos são migrar para GTK4.

Traduções

Na versão Ubuntu 23.10 houve problemas com algumas traduções ofensivas.

Estas traduções não foram feitas pela comunidade, mas por um serviço terceirizado. Isso ocorre porque os aplicativos Flutter, como o instalador mencionado, não são compatíveis com o Launchpad, serviço de desenvolvimento colaborativo da Canonical.

Para evitar isso, está prevista a utilização de uma plataforma em nuvem utilizada por outros projetos de código aberto. Futuramente também é possível que esta plataforma seja instalada em servidores próprios da Canonical.

Enquanto isso, todas as traduções serão monitoradas por alguém de sua confiança.

Simulador de firmware

A ferramenta de atualização de firmware incluirá um simulador que permitirá verificar como se comporta o firmware a ser instalado.

Nova central de segurança

Os desenvolvedores do Ubuntu 24.04 querem facilitar a aplicação de recursos de segurança. Para isso querem criar uma interface gráfica que permita fazer coisas que no momento só podem ser feitas a partir do terminal.

Os objetivos são:

  • Facilite a descriptografia em discos criptografados por hardware.
  • Liste as permissões de acesso por recurso, incluindo aplicativos sem interface gráfica.
  • As configurações de suporte pago serão migradas para este aplicativo em Software e atualizações.
  • Adicione uma seção Rede que permitirá configurar o firewall, ignorar pings (Modo Stealth) e abrir e fechar portas.

Centro de Software

O plano é que a lista das candidaturas mais bem avaliadas seja alargada a todas as categorias e se chegarem a tempo haverá listas por categoria.

Segurança

A Canonical está planejando as seguintes medidas de segurança:

  • Implementando suporte MFA em SSH: MFA é um método de segurança que força os usuários a fornecer múltiplas formas de autenticação para conceder acesso. Além de inserir uma senha, o usuário deverá inserir, por exemplo, um código enviado ao dispositivo móvel.
  • Adicionando suporte SSO ao desktop: SSO significa funcionalidade de logon único. Este modo permite que os usuários façam login em diferentes aplicativos ou serviços usando uma única credencial de autenticação.

Como eu disse no início, nada de novidades particularmente interessantes, mas tornam a experiência do usuário muito mais agradável.

Sair da versão mobile