Acompanhe o relatório mensal do líder do projeto Clement Lefebvre, e confira as novidades do projeto Linux Mint e os próximos planos.
Clement Lefebvre, líder do projeto Linux Mint, compartilhou recentemente uma atualização em seu relatório mensal, cobrindo o trabalho concluído em agosto e os próximos planos para o projeto.
Confira as novidades do projeto Linux Mint
É isso mesmo! Confira as novidades do projeto Linux Mint neste artigo rápido sobre o desenvolvimento do sistema. Dito isso, aqui estão os destaques.
Melhorias estéticas no Cinnamon 6.4
Abordando um problema de longa data com a estética do ambiente de desktop Cinnamon fora do Linux Mint, a equipe apresentará um tema padrão muito melhorado a partir do próximo Cinnamon 6.4.
Essa mudança é parte de uma iniciativa mais ampla para manter uma experiência visual agradável em diferentes distribuições, que frequentemente negligenciam seus próprios temas, deixando o Cinnamon com configurações padrão e um visual que, sejamos sinceros, não é dos mais bonitos.
O LMDE 5 está no fim da vida útil
O LMDE (Linux Mint Debian Edition) 5 “Elsie” foi lançado em 20 de março de 2022, chegando ao fim da vida útil em 1º de julho deste ano.
Em outras palavras, ele não receberá mais atualizações. Em vista disso, os usuários são incentivados a atualizar para o LMDE 6 “Faye” para continuar recebendo suporte e novos recursos.
Renovando bibliotecas e utilitários do APT
Um dos empreendimentos significativos no próximo lançamento do Mint 22.1 envolve a revisão das dependências do APT para modernizar e otimizar as ferramentas e bibliotecas essenciais para o sistema operacional.
Isso inclui mesclar ferramentas desatualizadas como GDebi e apturl em um único aplicativo utilitário chamado Captain, e aptdaemon em uma biblioteca chamada Aptkit.
Essas mudanças eliminarão “cortes de papel” — problemas menores, mas persistentes — de versões anteriores, refinando a funcionalidade e a confiabilidade do gerenciamento de pacotes do Mint.
Aumentos de servidor
Graças a generosas doações da comunidade e suporte contínuo, o projeto Mint relatou a atualização bem-sucedida de seus servidores de repositório.
Esses servidores agora ostentam uma capacidade de largura de banda de 10 gbps, um aumento de dez vezes em relação à capacidade anterior.
A atualização eliminou efetivamente gargalos durante grandes atualizações, particularmente perceptíveis quando pacotes grandes como Firefox ou Chromium são atualizados simultaneamente.
Essas melhorias garantem que os usuários recebam atualizações sem atrasos nas velocidades de download, aprimorando a experiência geral do usuário.
Navegando pelos desafios de atualização
A transição do Mint 21.3 para o 22 apresentou desafios devido a conflitos de pacotes decorrentes de alterações upstream no Ubuntu 24.04, especificamente com os pacotes Samba e LibreOffice.
Esses problemas estavam ligados à transição mais ampla de pacotes instáveis do Debian sendo congelados para o lançamento do Ubuntu, agravado por um atraso no lançamento do Ubuntu 24.04 para resolver um problema crítico conhecido como backdoor XZ.
A equipe do Mint tem trabalhado para resolver esses conflitos e testou novamente o caminho de atualização várias vezes desde a última atualização.
Clem relata que o caminho de atualização agora está funcional e enfatiza a importância de snapshots do sistema e backups de dados antes de tentar atualizações.