Se você é um dos usuários ou curiosos que está de olho no desenvolvimento do Pop!_OS, confira as novidades do desktop COSMIC pré Alpha.
COSMIC é o nome dos principais componentes do shell no Pop_Shell (separados dos componentes de ladrilho e gerenciamento de janelas).
Ele faz as seguintes alterações no ambiente padrão do GNOME Shell: Dock, Workspaces (Espaços de trabalho), opções de configuração e visão geral dos espaços de trabalho separados dos aplicativos.
A maioria dos componentes pode ser configurada para se adequar ao fluxo de trabalho e às preferências do usuário, com duas predefinições principais para navegação e uso com foco no teclado e no mouse.
Mês a mês, o COSMIC da System76 capta cada vez mais a atenção da comunidade de código aberto.
Como um novo ambiente de desktop que deverá mudar as regras do jogo, projetado para aqueles que consideram o GNOME deficiente e o KDE Plasma inadequado, o COSMIC está definido para se tornar a escolha certa para usuários exigentes que procuram uma alternativa.
Embora o lançamento final do ambiente de desktop, programado para lançamento junto com o Pop!_OS 24.04 no final do verão americano, ainda demore vários meses, o desenvolvimento está progredindo rapidamente.
No entanto, antes de darmos uma olhada nas atualizações mais recentes, vamos dar uma olhada no que a versão atual do Pop!_OS 22.04 oferece este mês.
Confira as novidades do desktop COSMIC pré Alpha
Em abril deste ano, o Pop!_OS 22.04 LTS incorpora o kernel Linux 6.8.0, aprimorando o suporte para gráficos Intel Xe e Intel Arc, chipset AMD Zen 5 e aumentando os recursos de rede, trazendo melhorias substanciais de desempenho.
O próximo kernel 6.8.2, junto com o Mesa 24.0.3, está atualmente em testes. Esta atualização foi definida para aprimorar o suporte à API Vulkan e OpenGL, garantindo experiências de jogos Linux de alto nível.
E agora chegamos à parte mais emocionante. O pré-alfa do desktop COSMIC escrito em Rust apresenta vários recursos interessantes:
- Temas: Novas opções de temas para aplicativos GTK, sejam GTK3 ou GTK4 e até mesmo aplicativos Flatpak, permitem que os usuários personalizem extensivamente seus desktops.
- Atualizações de ícones: O tema do ícone COSMIC foi renovado para “Humanidade”, apresentando ícones laranja vibrantes, proporcionando um novo estilo visual em todo o sistema.
- Troca de modo dinâmico: os modos Claro e Escuro agora podem alternar automaticamente de acordo com a hora do dia, melhorando o conforto visual.
Ademais, como informamos no mês passado, uma nova Pop Shop/COSMIC App Store está no horizonte, oferecendo uma barra lateral intuitiva para navegação e gerenciamento simplificado de aplicativos, desde a instalação até as atualizações.
A loja aprimora a interação do usuário, tornando a localização e o gerenciamento de aplicativos mais fácil do que nunca.
As novas configurações do teclado permitem a personalização de fontes de entrada e caracteres especiais, acomodando vários idiomas e preferências de digitação.
Além disso, o COSMIC apresenta uma maneira mais fácil de mover janelas – basta segurar a tecla Super e clicar em qualquer lugar da janela para movê-la, melhorando a usabilidade, especialmente para usuários de trackpad.
Mas isso não é tudo. Novas exibições na tela para alertas do sistema, incluindo status da bateria e ajustes de brilho, foram integradas, tornando esses alertas mais intuitivos e menos intrusivos.
Testes preliminares de desempenho comparando o pré-alfa COSMIC com Pop!_OS 22.04 LTS mostram resultados promissores. Em jogos como Cyberpunk 2077, a diferença de desempenho foi insignificante, demonstrando a eficiência e otimização do novo ambiente.
Claro, é importante lembrar que esta ainda é uma versão pré-alfa. À medida que o desenvolvimento avança, muitos aspectos do COSMIC serão otimizados para maior velocidade.
Prevemos que a versão final do ambiente de desktop COSMIC superará o GNOME usado atualmente no Pop!_OS, proporcionando resultados ainda mais impressionantes.
Para obter informações detalhadas sobre todos os novos recursos do COSMIC pré-alfa, visite o anúncio oficial.