Agora que a mais recente versão de desenvolvimento do sistema chegou, confira as novidades do Android 13 Developer Preview 2.
O Android 13 Developer Preview é destinado apenas a desenvolvedores, embora qualquer um possa instalar ele. Mas se você não fará isso, mas está curioso, não se preocupe.
Dito isso, confira abaixo as novidades do Android 13 Developer Preview 2!
Confira as novidades do Android 13 Developer Preview 2
Esta é a lista de todas as novidades do Android 13 Developer Preview 2, para que você saiba o que está perdendo e para melhor ajudá-lo a decidir se é hora de mergulhar.
Permissão de notificação
Isso foi divulgado anteriormente, mas agora é oficial – há uma permissão de notificação em tempo de execução no Android 13.
Com aplicativos direcionados ao Android 13, eles precisarão solicitar permissão de notificação antes de enviar notificações.
Para todos os aplicativos direcionados ao Android 12 ou inferior, o sistema vai lidar com as coisas, então não é como se os desenvolvedores pudessem pular essa adorável nova ação.
O que isto significa? Ao instalar um aplicativo e abri-lo, você será solicitado (veja acima) a conceder permissão de notificação a um aplicativo.
Se você “não permitir”, não deverá ver as notificações dele. Esta é uma grande vitória para o usuário, que geralmente instala algo e recebe notificações indesejadas que geralmente são anúncios.
Aplicativos ativos!
Nesta nova versão do DP2, o menu de configurações rápidas mudou um toque para agora trazer o menu de energia e os botões de configurações para o canto inferior direito, mas também há um novo item aparecendo lá que mostra os aplicativos ativos que estão sendo executados no seu dispositivo.
Ajustes de configurações rápidas
Se você observar as capturas de tela na seção de aplicativos ativos acima, verá algumas alterações nas configurações rápidas. Como acabei de mencionar, o menu de energia e os botões de configurações foram movidos para o canto inferior direito (talvez mais fácil de alcançar?), mas também temos uma mudança de ícone para o atalho Home, além da rotação automática agora descreve a configuração atual.
Não perturbe renomeado para “Modo Prioritário”
Deixe para o Google renomear um recurso que é chamado da mesma forma em todos os outros dispositivos do setor. Parece que, pelo menos por enquanto, o DND agora é chamado de “Modo Prioritário”. As configurações parecem ser as mesmas, mas algumas palavras mudaram aqui e ali.
Controles de exibição e tamanho de fonte juntos
Esse foi um belo pequeno ajuste.
O media player nas configurações rápidas foi atualizado
O media player nas Configurações rápidas está com um novo visual com a arte do álbum em segundo plano. Infelizmente, agora só vem em um tamanho, que é bem grande. O media player Android 12 tinha layouts grandes e pequenos, dependendo da expansão da área de notificação.
Algumas outras novidades:
- Coisas do Android 12L em 13: basicamente sabíamos disso desde a primeira visualização, mas o Android 13 adota todos os recursos de tela grande do Android 12L. Todo o material de 12L está em AOSP, portanto, desenvolver para o Android 13 significa que suas bases estão cobertas em dispositivos que podem estar executando o Android 12L.
- Áudio Bluetooth LE: o Android 13 possui suporte para áudio Bluetooth LE integrado, que em algum momento substituirá o Bluetooth clássico. LE Audio deve significar áudio de alta fidelidade sem o consumo de bateria que você pode ver agora.
- MIDI 2.0: o Android 13 adiciona suporte para o novo padrão MIDI 2.0, incluindo a capacidade de conectar hardware MIDI 2.0 através de USB.
- Permissões para downgrade do desenvolvedor: se um aplicativo for alterado e não precisar mais acessar uma determinada permissão, os desenvolvedores poderão usar a nova API do Android 13 para fazer downgrade de permissões de tempo de execução concedidas anteriormente. Isso é em nome da privacidade.