Se você está na expectativa do lançamento da próxima versão do kernel Linux, Confira as 13 mudanças mais interessantes do kernel 5.13.
Se tudo estiver indo bem no domingo, Linus Torvalds estará lançando o kernel 5.13 como estável ao invés de ir com um lançamento de teste 5.13-rc8 e empurrar a versão final para um lançamento adicional.
Em ambos os casos, o kernel 5.13 será lançado em breve e com muitos novos recursos a reboque.
Dito isso, Confira as 13 mudanças mais interessantes do kernel 5.13.
Confira as 13 mudanças mais interessantes do kernel 5.13
Para aqueles que não se lembram de todas as mudanças durante a janela de mesclagem do final de abril ao início de maio, aqui está um resumo do que está reservado para a próxima versão do kernel com as mudanças mais importantes que valem a pena mencionar.
- Suporte inicial para as plataformas de hardware Apple M1 SoC e 2020, embora esse suporte ainda seja um trabalho em andamento, sem suporte principal ainda para a GPU Apple M1, etc.
- O módulo de segurança Landlock Linux foi fundido após anos em desenvolvimento para permitir sandbox de aplicativos sem privilégios.
- Suporte gráfico inicial para Alder Lake S junto com vários outros recursos do Intel Alder Labe que chegaram ao Linux 5.13 como para Perf e outras áreas.
- O suporte AMDGPU FreeSync HDMI agora é a linha principal para permitir conexões FreeSync em HDMI (pré v2.1) em vez de apenas via DisplayPort.
- Suporte inicial para Aldebaran como o acelerador AMD CDNA de próxima geração.
- Um novo driver de resfriamento Intel para permitir o downclock da CPU em um limite de temperatura inferior ao padrão do sistema.
- Um driver de vídeo USB genérico para casos de uso como transformar um Raspberry Pi Zero em um adaptador de vídeo baseado em USB.
- Mais melhorias de desempenho para IO_uring e sua crescente adoção em todo o ecossistema de código aberto.
- Suporte para adaptador de rede Realtek RTL8156 e RTL8153D. Enquanto isso, no lado do áudio também há um novo suporte de hardware Realtek.
- O Luna Game Controller da Amazon agora é compatível com o driver XPad.
- Suporte para touchpad e teclado para laptops Microsoft Surface mais recentes que antes exigiam o uso de código de kernel fora da árvore.
- Suporte Clang Control Flow Integrity (CFI) para o kernel principal para aumentar a segurança com apenas uma pequena sobrecarga de tempo de execução.
- Randomizar os deslocamentos da pilha do kernel por chamada de sistema como outra melhoria de segurança do kernel.