Confira a estratégia de suporte a 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS, que promete manter funcionando os programas que ainda usam essa arquitetura.
Em junho passado, a Canonical lançou a bomba: não haverá mais versões de 32 bits do Ubuntu. E não apenas isso: a princípio, tudo implicava que nem Eoarn Ermine, Focal Fossa nem qualquer versão futura seriam compatíveis com qualquer software disponível apenas para essa arquitetura, mas depois eles mudaram de idéia … ou melhor, disseram que havia sido um mal entendido, eles nunca quiseram dizer isso.
Provavelmente, o principal objetivo dessas declarações foi ver como a comunidade reagiria. E a comunidade respondeu: empresas como Valve (Steam) ou Wine reclamaram, tanto que o primeiro disse que não apoiaria o novo sistema operacional (Ubuntu 19.10 Eoan Ermine).
Depois de abandonar sua proposta original de limpar completamente os pacotes de 32 bits, o Ubuntu 19.10 foi enviado com um conjunto reduzido de pacotes de 32 bits (x86 de 32 bits) disponível para usuários da arquitetura x86_64.
Esses pacotes de 32 bits no Ubuntu 19.10 foram baseados na popularidade dos pacotes de 32 bits, ainda hoje em uso predominante nos modernos sistemas Intel/AMD.
Agora, os engenheiros da Canonical, em cooperação com os membros da comunidade, fizeram seus ajustes de suporte a 32 bits para o lançamento do Ubuntu 20.04 LTS. Ou seja, para o Ubuntu 20.04 LTS, estão sendo feitos alguns pequenos ajustes.
Confira a estratégia de suporte a 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS
Esse artigo lista algumas das adições e remoções planejadas para o Ubuntu 20.04 LTS.
Como libssl1.0, wine-stable-i386, gcc-8-base e outros pacotes estão sendo descartados devido a obsolescência ou outros fatores.
Enquanto isso, pacotes adicionais foram acrescentados para a segmentação de 32 bits, incluindo drivers Freeglut, libv4l, VDPAU, drivers VA-API e várias outras bibliotecas.
O desenvolvedor de longa data do Ubuntu, Steve Langasek, destacou que cerca de 1.700 pacotes de fontes acionarão compilações no i386 no Launchpad para Ubuntu Focal (20.04).
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Em breve, haverá outras alterações de compilação/infraestrutura, bem como melhorias em sua infraestrutura de teste automático de pacotes.
Para encurtar a história, o suporte ao pacote Ubuntu 20.04 LTS de 32 bits será bastante semelhante ao do Ubuntu 19.10 com o Steam e outros pacotes importantes que ainda não vivem em um mundo x86_64 puro e ainda estarão acessíveis.
Enfim, a estratégia de suporte a 32 bits para o Ubuntu 20.04 LTS será quase a mesma do Ubuntu 19.10. Melhor assim, pois diminui as chaces de algo deixar de funcionar.
O futuro é de 64 bits. Todas as empresas estão indo nessa direção, mas a Valve e Wine, entre outras empresas, nos fizeram entender que ainda não estamos prontos para deixar para trás uma arquitetura que nos trouxe tantas coisas boas, como jogos antigos para PC.
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 747