Confira a data de lançamento e as novidades do Ubuntu 21.10 e fique por dentro do que vem por aí na próxima versão do sistema da Canonical.
Reconhecidamente, o desenvolvimento do Ubuntu 21.10 ainda está em um estado (um pouco) inicial, mas há rumores sobre o que podemos esperar do lançamento que seus desenvolvedores chamaram de “Impish Indri”.
O Ubuntu 21.10 será lançado em 14 de outubro de 2021 e neste artigo daremos uma olhada mais de perto nos novos recursos e mudanças que ele provavelmente virá.
Abaixo está um resumo de tudo o que sabemos até agora, incluindo quando o Ubuntu 21.10 será lançado e por quanto tempo ele terá suporte.
Além disso, há um link para baixar as compilações diárias do Ubuntu 21.10 se você quiser testar o lançamento antes de seu lançamento estável no outono.
Confira a data de lançamento e as novidades do Ubuntu 21.10
Conforme revelado no início deste ano, o codinome Ubuntu 21.10 é “Impish Indri”. Este codinome não nos fornece muitos subtextos. A palavra “Impish” (travesso) significa “…fazer coisas levemente perversas por diversão”, enquanto um “indri” é um lêmure nativo de Madagascar que passa a maior parte do tempo fora do chão e nas árvores.
Uma versão de suporte de curto prazo, o Ubuntu 21.10 terá suporte por 9 meses com grandes correções de bugs, patches de segurança críticos e novos lançamentos de aplicativos importantes.
Esse suporte termina em julho de 2022, e o caminho de ‘atualização’ recomendado será para Ubuntu 22.04 LTS.
Os fãs de fato sem dúvida saberão que 21.10 é o 25º lançamento do Ubuntu desde 2004 e a segunda versão a ser nomeada em homenagem a um animal que começa com a letra ‘I’.
Você consegue se lembrar da outra versão do Ubuntu começando com ‘I’? Vou poupar você remexendo em sua memória: era o Ubuntu 8.10 “Intrepid Ibex” em 2008.
Data de Lançamento do Ubuntu 21.10
Você poderá baixar o Ubuntu 21.10 em 14 de outubro de 2021. Esta data é a que está listada no Launchpad, a casa do desenvolvimento do Ubuntu.
Antes disso, há vários marcos de desenvolvimento que virão como parte do ciclo de desenvolvimento do Impish Indri:
- Congelamento de recursos (Feature Freeze): 19 de agosto de 2021
- Congelamento da IU (UI Freeze): 9 de setembro de 2021
- Ubuntu 21.10 Beta: 23 de setembro de 2021
- Congelamento do kernel (Kernel Freeze): 30 de setembro de 2021
- Candidato à liberação (Release Candidate): 7 de outubro de 2021
Lembre-se de que essas datas não são fixas e podem sofrer alterações.
Novos recursos do Ubuntu 21.10
Ok, então você veio aqui para aprender mais sobre os recursos que o Ubuntu 21.10 pode oferecer – então, vamos dar uma olhada no que sabemos até agora.
Lembre-se de que esta postagem será atualizada durante o desenvolvimento. Embora possa não haver muitas coisas novas e brilhantes listadas agora, isso não significa que novas mudanças não sejam esperadas.
A Canonical deseja distribuir o Ubuntu 21.10 com um novo instalador cuja IU é integrada ao Flutter. O trabalho no novo instalador do Ubuntu está progredindo lentamente e ainda está longe de ser “funcional”.
Será interessante ver se o desenvolvimento do novo instalador pode começar a tempo para 21.10, caso contrário, o novo instalador provavelmente não será lançado oficialmente antes da versão 22.10.
Os desenvolvedores do Ubuntu planejam distribuir o GNOME 40 como a experiência de desktop padrão no Ubuntu 21.10, embora não esteja atualmente disponível para teste nas compilações diárias mais recentes do lançamento.
O plano é manter o desktop Ubuntu como está, com um Ubuntu Dock colocado no lado esquerdo. Os desenvolvedores da Canonical fizeram contribuições upstream para o GNOME Shell que fazem a experiência baseada no Ubuntu Dock funcionar melhor.
Rumores dizem que a Canonical está considerando lançar o Ubuntu 21.10 com uma extensão que muda os espaços de trabalho horizontais do GNOME 40 para verticais.
E dependendo de como o desenvolvimento toma forma, o Ubuntu 21.10 pode oferecer o GNOME 41 em vez do GNOME 40
A equipe de design baseada na comunidade do Ubuntu escolheu usar Yaru Light como o tema padrão no Impish, citando problemas de esforço em manter as versões “mistas” atuais.
Nenhuma palavra sobre se a interface do usuário Shell também voltará a ser clara (ela foi alterada para uma aparência escura na versão anterior).
A compactação Zstd, vários anos depois do planejado, será habilitada para o arquivo principal. Isso tornará as instalações do Ubuntu 21.10 mais rápidas do que a instalação do 21.04 – em quanto? Teremos que esperar para ver!
Os usuários do Ubuntu que usam drivers gráficos proprietários da NVIDIA poderão, no Impish, usar o Wayland. O Wayland por experiência padrão no Ubuntu 21.04 está atualmente habilitado apenas em sistemas onde é suportado nativamente.
Então, são estas e outras mudanças no Ubuntu 21.10:
- GNOME 40 por padrão
- Kernel Linux 5.14 (ou mais recente)
- Tema Yaru light por padrão
- Novo instalador feito com Flutter
- Nova marca Ubuntu
- Compressão Zstd para pacotes
- Wayland habilitado para usuários de drivers NVIDIA
- Melhorias no touchpad
- Novos papéis de parede
Manteremos este post atualizado e revisado conforme mais mudanças forem reveladas e novos recursos forem desenvolvidos.
Baixe o Ubuntu 21.10 (compilação diária)
Você pode baixar compilações diárias do Ubuntu 21.10 no site do Ubuntu.
O instalador é fornecido como uma imagem .iso de 64 bits.