Configurações do Ubuntu Pro foram removidas do Ubuntu 22.04

Uma das mudanças na próxima versão do sistema da Canonical é que as configurações do Ubuntu Pro foram removidas do Ubuntu 22.04. Entenda.

O suporte ao Ubuntu Pro não é algo que a maioria dos usuários “regulares” precisa. Ubuntu Pro, que parece ser o/um novo nome para Ubuntu Advantage, destina-se principalmente a usuários corporativos/empresariais e aqueles com necessidades de segurança muito rigorosas.

O Ubuntu Pro/Advantage é uma oferta paga, mas também está disponível gratuitamente (com algumas ressalvas) para usuários domésticos.

Agora, o Ubuntu 22.04 não virá com configurações para habilitar o Ubuntu Pro disponível imediatamente, conforme planejado originalmente.

Configurações do Ubuntu Pro foram removidas do Ubuntu 22.04

Configurações do Ubuntu Pro foram removidas do Ubuntu 22.04

Esta é uma pequena mudança que não afetará muitas pessoas, pois, até agora, era apenas algo que aqueles testando as últimas compilações diárias do próximo lançamento terão acesso.

Mas senti que deveria mencioná-lo “publicamente”, já que fiz um pouco de hoo-hah sobre a notificação (excessivamente persistente) do Ubuntu Pro que aparecia toda vez que você fazia login.

Configurações do Ubuntu Pro foram removidas do Ubuntu 22.04

Exceções de congelamento de recursos solicitando a remoção das configurações do Ubuntu Pro em Software & Updates, e a notificação de login agora estão pendentes e são praticamente garantidas para serem concedidas.

Por que o puxão tão tarde no ciclo de desenvolvimento? Robert Ancell, da Canonical, explica:

“Devido ao atraso do back-end, queremos remover as configurações do Ubuntu Pro e mostrar apenas as configurações do Livepatch conforme mostrado anteriormente. Esse recurso será adicionado novamente em um momento futuro.”

Preocupado que você vai perder? Você não vai. Como eu disse antes, o suporte ao Ubuntu Pro não é algo que a maioria dos usuários “regulares” precisa

Deixe um comentário

Sair da versão mobile