Julian Andres Klode, desenvolvedor Debian e Ubuntu, anunciou que a Canonical planeja implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu para acelerar a instalação do sistema. Confira os detalhes desse anúncio.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
- Como instalar o poderoso servidor de mídia Red5 no Linux
Desenvolvido por Yann Collet no Facebook, o zstd é um algoritmo de compressão de dados sem perda, projetado para oferecer velocidades rápidas de compressão e descompressão em tempo real, ainda mais rápido do que xz ou gzip.
O Zstd suporta até 19 níveis de compressão, oferecendo uma taxa de compressão de 2,877 com compressão de até 430 MB/s e velocidades de descompressão de 1110 MB/s.
Segundo o site do projeto, o Zstd é um software livre e de código aberto, licenciado em BSD e GPLv2.
Julian Andres Klode e Balint Reczey relatam que conseguiram aumentar a velocidade de uma instalação padrão de Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) de 64 bits em cerca de 10% com uma configuração zstd definida no nível máximo 19.
Melhor ainda, a velocidade de instalação foi aumentada por cerca de 40 por cento quando a biblioteca “eatmydata” (projetada para desativar fsync e pacotes relacionados) estava envolvida.
No anúncio da lista de discussão, Julian Andres Klode afirmou o seguinte:
“Na nossa configuração, nós executamos o zstd no nível 19. Para Bionic main amd64, isso causa um aumento de tamanho de cerca de 6%, de aproximadamente 5.6 a 5.9 GB. Instalações aceleram em cerca de 10%, ou, se eatmydata estiver envolvida, por até 40% – o tempo do usuário em geral em cerca de 50%.”
O suporte para o algoritmo de compressão zstd do Facebook foi implementado nos sistemas de gerenciamento de pacotes da linha de comando dpkg e apt para sistemas operacionais Debian e Ubuntu.
Canonical irá implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu
Além disso, a Canonical agora planeja habilitá-lo por padrão em futuros lançamentos do Ubuntu, começando com o Ubuntu 18.10, em outubro, mesmo que o zstd esteja aumentando o tamanho da instalação em cerca de 6%.
O suporte ao Zstd também estará disponível no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que deverá ser lançado no próximo mês, mais exatamente em 26 de abril de 2018. Mas diferente do Ubuntu 18.10, nessa versão, ele ainda não será habilitado por padrão.
Os dois desenvolvedores disseram que suas implementações zstd para dpkg e apt são capazes de suportar vários frames, o que significa que os pacotes Debian serão eventualmente comprimidos e descomprimidos em paralelo.
Conheça melhor o algoritmo de compressão de dados zstd
Para saber mais sobre essa tecnologia, clique nesse link.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- Purism conseguiu executar o KDE Plasma Mobile no Librem 5
- Neptune 5.0 lançado – Confira as novidades e baixe
- Lançado Firefox 59 com controles de privacidade aprimorados
- Canonical irá implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu