Se você quer ficar de olho na bateria, descubra como ver a saúde da bateria do laptop usando a linha de comando.
Você quer verificar a saúde da bateria no Ubuntu pela linha de comando, sem precisar instalar nada extra para fazer isso? Bem, você pode.
A maioria dos usos do Ubuntu em um laptop monitorará o nível da bateria na barra superior (eu sempre habilito a porcentagem da bateria na barra superior para necessidades rápidas), então mergulhe no painel Configurações > Energia para um pouco mais de detalhes se/conforme/quando necessário.
No entanto, esses métodos mostram apenas o nível atual da bateria, ou seja, quanto tempo até você precisar recarregar. Eles não dirão nada sobre a condição da bateria do seu laptop.
Se você quiser mais informações, o Ubuntu pré-instala o aplicativo utilitário Power Statistics.
A ferramenta GUI oferece gráficos de atualização para histórico de carregamento, uso de energia e uma guia “detalhes” com uma riqueza de informações sobre condição, ciclos e assim por diante.
Mas se você passa muito tempo em um terminal, prefere isso, ou usa um sabor, ramificação ou spin do Ubuntu que não inclui o aplicativo Power Statistics por padrão, não se preocupe: você pode encontrar rapidamente as condições da bateria e outras informações usando a linha de comando.
Como ver a saúde da bateria do laptop usando a linha de comando
Talvez você tenha notado que seu laptop precisa ser recarregado com mais frequência, ou que a bateria não dura mais tanto quanto costumava.
As baterias têm vida útil finita; se você deixá-las esvaziar completamente e depois recarregá-las completamente, repetidamente, isso acelera seu fim.
É certo que há alguma controvérsia sobre isso, mas fabricantes de baterias e fornecedores de hardware como Google e Apple recomendam manter os níveis de bateria entre 10-90% (alguns sistemas operacionais até têm “carregamento otimizado” para atrasar o carregamento além de 80%).
Mas por quantos ciclos sua bateria passou? E qual é sua capacidade atual em comparação a quando ela era toda brilhante e nova?
Para descobrir isso (e mais) usando a linha de comando, siga as etapas simples abaixo.
Encontre a capacidade da bateria e a contagem de ciclos na CLI
As etapas abaixo funcionam em quase todas as distribuições Linux, não apenas no Ubuntu
Usando o upower, podemos verificar o fornecedor da bateria, o número do modelo e as informações de capacidade, incluindo capacidade máxima atual, capacidade máxima original, contagem de ciclos, tempo para esvaziar e quanta energia está sendo extraída da bateria no momento em que o comando é executado.
- Abra uma nova janela do Terminal
- Correr
upower --enumerate
- Copie o caminho impresso para sua bateria (geralmente termina em
_BAT0
) - Digite
upower -i
e cole o caminho do dispositivo da bateria
Meu caminho da bateria é /org/freedesktop/UPower/devices/battery_BAT0
, conforme a captura de tela, então eu executo upower -i /org/freedesktop/UPower/devices/battery_BAT0
para obter mais informações sobre ela.
Agora, o caminho para sua bateria pode ser diferente do exemplo acima, mas na maioria dos laptops em que uso isso, é sempre o mesmo.
O que as estatísticas realmente dizem a você?
O energy-full
é a carga máxima que sua bateria agora suporta, enquanto o energy-full-design
é a capacidade máxima da bateria que a bateria foi construída para suportar. Mais abaixo, capacity
mostra essa diferença como uma porcentagem.
Na minha captura de tela, você pode ver que a bateria do meu laptop saiu da fábrica projetada para suportar 53,9 Wh. Agora, ela suporta apenas 38,8 Wh. A capacidade atual agora é 71,9% do que era quando era nova (o que para um laptop de 6 anos não é ruim – eu acho).
Se você estiver interessado em saber sua contagem de ciclos, o rótulo charge-cycles
informa quantas vezes a bateria ficou totalmente descarregada ou totalmente carregada. Na captura de tela, você pode ver que são 194 vezes.
E é assim que você verifica a saúde, a capacidade e a contagem de ciclos da bateria na linha de comando no Ubuntu usando o upower. Este guia foi escrito especificamente para aqueles que querem saber como obter essas informações na linha de comando, não em um aplicativo GUI.
Claro, há várias outras maneiras de obter informações sobre a bateria no Ubuntu, e o aplicativo GUI Power Statistics que o Ubuntu inclui, que mencionei no início, é sem dúvida o mais amigável entre eles.
Mas se você prefere a linha de comando e quer todas essas informações em uma impressão limpa e fácil de usar, então o comando upower acima é útil de saber.
Agora é com você: em que condições está sua bateria e há quanto tempo você a possui? Compartilhe suas estatísticas nos comentários!