Como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier

Se você quer ter um dos principais mensageiros da atualidade no seu desktop, veja como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier.

Já publiquei tutoriais de aplicativos que permite usar o WhatsApp no Linux, como o WhatsApp Desktop e Whatsie. O problema é que todos eles foram abandonados por medo de represálias do Facebook, o proprietário do WhatsApp.

Como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier
Como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier

Felizmente, agora existe uma solução para isso, o aplicativo Nativefier.

Nativefier é uma ferramenta de linha de comando que cria facilmente um aplicativo de desktop executável de qualquer site com configuração mínima e sucinta.

Qualquer um pode usá-lo e é muito mais leve do que os típicos aplicativos Electron.

O Nativefier é baseado no pacote Electron e como os aplicativos que usam essa tecnologia, são independentes da plataforma, qualquer aplicativo nativo pode ser executado em distribuições Linux, bem como em sistemas operacionais Windows e Mac.

Falando sobre o motivo pelo qual ele criou o Nativefier, o desenvolvedor escreveu no GitHub:

Eu fiz isso porque estava cansado de ter que tabular-tab ou alt-tab para o meu navegador e, em seguida, pesquisar as inúmeras abas abertas quando eu estava usando o Facebook Messenger ou WhatsApp Web.

O desenvolvedor fez um trabalho pesado ao configurar um aplicativo de modelo contendo listeners de eventos e retornos de chamada apropriados na pasta /app.

Este é o diretório que é copiado para o diretório temporário quando o comando nativefier é chamado e, em seguida, os métodos centrais do empacotador do Electron são seguidos, o que significa que obter um URL e invocar o nativefier conclui o trabalho.

Dito isso, esse tutorial irá mostrar como usar esse programa para usar o WhatsApp no Linux, mas no final, ele pode muito bem ser usado para criar um aplicativo de qualquer serviço web.

Como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier

Nativefier precisa do Nodejs para ser instalado em seu sistema. Se você não tem esse recurso em seu sistema, use um dos tutoriais abaixo:

Descubra como instalar o Node.js no Linux
Veja como instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap

Depois, para instalar o Nativefier e usar o WhatsApp no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando NPM para instalar o Nativefier em seu sistema;

npm install nativefier -g

Passo 3. Depois de concluir a instalação, use o seguinte comando para verificar a versão instalada;

sudo nativefier -version

Como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier

Para criar um executável do WhatsApp (ou qualquer página da Web), basta usar esses comandos:

cd ~/Desktop
nativefier --name WhatsApp web.whatsapp.com

No final, você verá uma pasta na sua área de trabalho, onde estará o atalho e tudo que é necessário à execução do programa.

Veja abaixo como funciona na prática:

Como usar o WhatsApp no Linux usando o Nativefier

Observações sobre o Nativefier:

  • O Nativefier não possui nenhum botão Voltar por padrão, pois foi projetado para envolver apenas aplicativos de uma única página. Não obstante, você pode criar um executável a partir de qualquer URL e bater no backspace do seu teclado levará você à página anterior.
  • Não coloque espaços ao definir o nome do aplicativo com a opção -name no Linux, pois isso causará problemas ao fixar o aplicativo no iniciador.

Gostou do programa? Deixe sua opinião e experiencia nos comentários.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.