Se você quer transformar documentos de diferentes formatos para PDF, veja como usar o Smallpdf para conversão de arquivos em PDF.
Converter arquivos pode ser um processo complexo, caso o usuário assim necessite, mas também há a possibilidade de transformar documentos com agilidade e nenhuma perda de qualidade nos dados.
“Conversão” é uma palavra frequentemente usada nos espaços digitais, e uma que pode assustar quem não está acostumado.
Para os veteranos, é apenas mais um termo que explica um processo corriqueiro, no qual um tipo de arquivo se transforma em outro, adequando às necessidades imediatas.
Fotografias, por exemplo, podem existir em variados formatos, incluindo “jpg” e “png”.
Ao converter uma imagem de um para outro, a sua extensão (aquelas letras ao final do arquivo) muda, o que tem aplicações práticas. Uma das aplicações é a abertura de arquivos em dispositivos e softwares pontuais.
Pegando o título desse texto como exemplo, você pode converter um PDF em Word, o que permitiria que o arquivo pudesse ser aberto (e editado) em um programa de “docx”.
Conversões são parte do cotidiano de quem lida com computadores, então é importante conhecer bons recursos na internet.
O Smallpdf é um desses recursos, e um que trabalha exclusivamente online. O usuário acessa o site oficial, envia o documento que deseja converter e pronto!
Durante esse texto, irei explicar como ele funciona e como você pode realizar o processo descrito acima em apenas 4 passos simples.
Como usar o Smallpdf para conversão de arquivos em PDF
Sim. Nesse tutorial, você descobrirá como usar o Smallpdf para conversão de arquivos em PDF. O Smallpdf é um recurso de edição de PDF que funciona online. Basicamente, ele inclui todas as funções de um editor de software, mas pela internet.
Para utilizá-lo, é necessário ter uma conexão e visitar o site, mas o serviço dispensa download, instalação e compatibilidade de dispositivo e sistema.
Além do conversor de PDF (que vai além de apenas o Word, englobando outros formatos), o serviço traz também funcionalidades como compressor, junção e divisão, extração e exclusão, proteção com senha, inclusão de marca d’água, recorte, giro, leitura, escaneamento e edições gerais no documento.
O Smallpdf pode ser pago, caso os usuários queiram utilizar recursos adicionais, mas todas as funções básicas podem ser utilizadas gratuitamente.
Há a possibilidade de criar uma conta na plataforma (ou não), a qual também pode ser grátis. O serviço é flexível e depende das necessidades de quem utiliza.
Aliado a isso, há a conectividade com outros serviços e redes, como o Dropbox, o Google Drive e o Facebook, permitindo o envio de documentos que estão na nuvem e a utilização de dados de cadastros prévios.
A velocidade de conversão é ágil, mas depende da conexão de internet do usuário.
Como converter arquivos com o Smallpdf em 4 passos
O Smallpdf é um serviço prático de ser usado por quem não tem conhecimentos com edição de arquivos de qualquer formato, já que dispensa o download e a instalação de programas.
Além disso, a versatilidade das ferramentas garante que não precise visitar múltiplas plataformas para editar PDF.
1 – Tenha o arquivo original em mãos
Para os passos subsequentes desse tutorial, nós vamos assumir que você esteja tentando converter um documento do Word em PDF, mas o oposto também é válido.
O mesmo acontece com arquivos do Excel, PowerPoint e imagens. Em todos esses casos, é necessário que tenha o original salvo no PC.
Cada tipo de conversão pode ser encontrado sob a aba “ferramentas”, na parte superior do site do Smallpdf, mas aí nós já estamos nos adiantando.
O importante é que acesse adequadamente o recurso que precisa de acordo com o arquivo que tem em mãos e deseja converter em PDF. É muito simples!
2 – Acesse o site do Smallpdf
Ao acessar o site do Smallpdf, você estará na página inicial. Na parte superior há uma série de funções, as quais pode clicar para acessar conforme sua necessidade.
Há a possibilidade de fazer login, mas isso não é necessário para as conversões básicas, exceto se quiser selecionar alguns recursos especiais.
Caso opte por fazer login, você pode criar uma conta “do zero” com e-mail e senha ou conectar-se com um cadastro que já possua no Google ou no Facebook.
Uma nova janela será aberta, pedindo permissão para compartilhar os dados de uma rede com a outra, bastando apenas que você autorize.
3 – Envie o arquivo e aguarde a conversão
Clique no botão “converter”, na parte superior da janela, e uma nova página será carregada.
É aqui que você enviará o seu documento original, que pode ser feito do próprio computador, dos serviços em nuvem Dropbox e Google Drive ou direto do Smallpdf. O último recurso é reservado a assinantes.
De maneira alternativa, é possível apenas arrastar o arquivo que deseja converter da pasta do PC até a janela do programa.
Feito isso, o serviço começará a conversão, o que pode ser rápido ou demorar um pouco mais, dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade da sua conexão com a internet.
4 – Baixe o documento no novo formato
Continuando do parágrafo anterior, é preciso dizer que, caso feche a janela antes do download do arquivo convertido, será necessário repetir o processo. Pois bem: caso tudo tenha dado certo, ao fim da conversão você verá as opções “baixar”, “exportar” e “compartilhar” numa coluna do lado direito.
Caso só deseje baixar, clique no primeiro botão e o arquivo será salvo na pasta de downloads do seu navegador ou outro local que escolher.
As demais alternativas permitem que envie o documento para os contatos, mas requerem que esteja conectado com um novo cadastro, como falamos lá no item 1.
E é só isso! Vale ressaltar que, caso esteja sem internet, não é possível fazer a conversão de um arquivo, já que os recursos funcionam na rede.
Apesar disso, os documentos originais nunca são prejudicados, então você pode simplesmente retomar o procedimento de conversão posteriormente.
Todos os recursos do Smallpdf funcionam em conjunto, o que significa que um mesmo documento pode ter páginas extraídas, essas páginas serão giradas e então convertidas para Word.
A ideia é que o espaço seja um “hub” para as necessidades de edição em PDF, dispensando usar recursos externos.