Como usar o ChatGPT no terminal do Linux sem chaves de API

Se você quer ter o poder da Inteligência Artificial no seu PC, veja como usar o ChatGPT no terminal do Linux sem chaves de API.

Neste tutorial vamos conhecer uma boa ferramenta que podemos usar para usar o ChatGPT no terminal do Linux e, o melhor de tudo, também usa os serviços da plataforma web BAI Chat para nos oferecer o poder do ChatGPT 3.5 em nossos terminais sem exigir o uso do Chaves de API conhecidas (Chaves de acesso e conexão à plataforma Open AI ChatGPT).

E essa ferramenta se chama: Terminal GPT (TGPT).

Como usar o ChatGPT no terminal do Linux sem chaves de API

Como usar o ChatGPT no terminal do Linux sem chaves de API
Como usar o ChatGPT no terminal do Linux sem chaves de API

Antes de começar, é preciso saber o que é Terminal GPT (TGPT)? Levando em consideração o exposto e o conteúdo de sua seção oficial da web no GitHub, poderíamos descrever brevemente “Terminal GPT (TGPT)” como:

“Uma interface de terminal (CLI) para usar o serviço OpenAI ChatGPT 3.5 Chatbot AI através da plataforma web BAI Chat sem a necessidade de usar as conhecidas API Keys.”

Como instala e usar o Terminal GPT (TGPT) no GNU/Linux?

A instalação e utilização do Terminal GPT (TGPT) é muito simples. Para baixar e instalar basta executar o seguinte comando:
curl -sSL https://raw.githubusercontent.com/aandrew-me/tgpt/main/install | bash -s /usr/local/bin

Enquanto que, para a sua execução apenas será necessário escrever o comando “tgpt” seguido da pergunta ou ordem a realizar entre aspas, utilizando aspas duplas “pergunta ou ordem”.

Além disso, o comando “tgpt” pode ser renomeado para o que o usuário desejar, simplesmente executando o seguinte comando (substitua “novo_nome” pelo nome que você quer usar):
sudo mv /usr/local/bin/tgpt /usr/local/bin/novo_nome

Depois disso, podemos executar o referido comando com a pergunta ou ordem de nossa escolha.

Em resumo, com o “Terminal GPT (TGPT)” teríamos facilmente coberto de forma completa, e de forma fácil e simples, o ciclo de ajuda ou suporte IA, ou seja, poder utilizar gratuitamente os serviços ChatGPT 3.5 sem a necessidade de utilizar Chaves API Open AI no GNU/Linux a partir de uma interface online (Web), desktop (GUI) e Terminal (CLI).

Então, só falta você experimentar e usar os 3 para não ficar para trás no uso dessa tecnologia tão inovadora de Inteligência Artificial na forma de ChatBots.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.