Como redefinir a grade de aplicativos no GNOME 3.38

Se você mexeu demais na organização de aplicativos do ambiente GNOME, veja como redefinir a grade de aplicativos no GNOME 3.38.

Agora que você pode reorganizar os atalhos de aplicativos na grade de aplicativos (um dos muitos novos recursos do GNOME 3.38), você pode estar se perguntando o que acontece quando você deseja “desfazer” as alterações e redefinir os aplicativos de volta às suas posições originais.

Neste post, mostro como redefinir o layout do seletor de aplicativos no Ubuntu 20.10, mas o processo serve pra qualquer sistema com o GNOME.

Como redefinir a grade de aplicativos no GNOME 3.38

Como redefinir a grade de aplicativos no GNOME 3.38

Redefinir a grade de aplicativos no GNOME 3.38, é rápido e fácil de fazer com um único comando. Quando você o executa, todos os atalhos de aplicativos (e quaisquer pastas de aplicativos que você tenha criado) ficam em ordem alfabética, de A a Z, de cima para baixo.

O comando que você precisa executar para redefinir o seletor de aplicativo é:
gsettings reset org.gnome.shell app-picker-layout

Para que a mudança tenha efeito, você precisará sair de sua sessão atual e entrar novamente. Alternativamente, se você se sentir confortável com isso, pode reiniciar o GNOME Shell abrindo o prompt alt + f2 e executando o comando r .

Algumas coisas a serem observadas.

O comando do comando app-picker-layout redefine todos os atalhos de aplicativos desagrupados para sua ordem alfabética original.

Ele não “desagrupa” aplicativos que foram colocados em pastas personalizadas (mas move as pastas de aplicativos para suas respectivas posições em ordem alfabética, por exemplo, uma pasta chamada “Office” é colocada perto de outros aplicativos que começam com a letra ‘o’).

Você pode remover aplicativos de pastas e soltá-los de volta na grade principal (quando você arrasta o item final para fora de uma pasta de aplicativos, a pasta é excluída) e, em seguida, execute o comando de redefinição novamente.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile