Se você não quer ficar vendo as atualizações do Ubuntu Pro, veja como ocultar atualizações do Ubuntu Pro no Ubuntu 24.04 LTS.
O Ubuntu Pro é um recurso de segurança opcional no qual os usuários do Ubuntu LTS podem se inscrever para obter atualizações críticas para mais de 25.000 pacotes que, de outra forma, ficariam sem patches.
Se você usa o Ubuntu 24.04 LTS, verá atualizações de segurança do Ubuntu Pro no Software Updater (ou ao executar comandos apt). E você notará que não pode instalar essas atualizações sem ter uma assinatura do Ubuntu Pro.
Empresas, ou aquelas com frotas de máquinas para gerenciar, precisam pagar por um plano Ubuntu Pro/ESM, mas o Ubuntu Pro é totalmente gratuito para usuários domésticos (em até 5 computadores), então o único “custo” envolvido é o tempo que leva para registrar e configurá-lo.
O que o torna um pouco óbvio de usar.
Mas e se você não quiser usar o Ubuntu Pro? E se você não quiser que o Software Updater continue abrindo para informar que há atualizações de segurança do Ubuntu Pro esperando?
Neste caso, você pode desabilitar o Ubuntu Pro — não é algo que você pode fazer com um clique, mas é bem fácil.
Para recapitular, o Ubuntu 24.04 é a versão mais recente de suporte de longo prazo (LTS) do Ubuntu.
Todos que o usam recebem atualizações de segurança e correções críticas para pacotes nos repositórios principal e restrito diretamente da Canonical por 5 anos, sem obstáculos ou obstáculos.
Mas os usuários não recebem automaticamente atualizações críticas para aplicativos, bibliotecas e pacotes que vivem no repositório universe, coisas como VLC, mariadb, ffmpeg e assim por diante.
Até o Ubuntu Pro, os pacotes no repositório universe não recebiam garantia de atualizações de segurança (embora correções críticas possam/sejam fornecidas pela comunidade ocasionalmente), mas com o Ubuntu Pro… Elas recebem.
Então por que as atualizações de segurança do Ubuntu Pro não estão disponíveis para todos? Certamente esse é o objetivo de usar uma distribuição LTS; não corrigir problemas de segurança em todos os sistemas deixa as pessoas em risco?
A Canonical escolher rastrear, corrigir, empacotar e enviar atualizações críticas para mais 25.000 pacotes não é algo sem custo. As assinaturas do Ubuntu Pro do personalizador empresarial permitem que a Canonical subsidie a engenharia necessária para lidar com isso.
É por isso que o Ubuntu Pro é opt-in; se suas atualizações fossem enviadas para todos por padrão, não haveria incentivo para empresas e empreendimentos pagarem para recebê-las, portanto, não haveria dinheiro para pagar os engenheiros da Canonical para empacotá-las.
Como ocultar atualizações do Ubuntu Pro no Ubuntu 24.04 LTS

Para usuários domésticos se inscreverem e habilitarem o Ubuntu Pro, é fácil e gratuito. Uma vez feito, todas essas atualizações acinzentadas podem ser instaladas.
Mas nem todo mundo quer, precisa ou se importa em fazer isso.
E alguns acham os lembretes constantes sobre atualizações de pacotes que não podem instalar sem assinar uma assinatura do Ubuntu Pro que não querem, irritantes — um incômodo, efetivamente.
Você não pode simplesmente remover o ubuntu-pro-client para “desabilitar” o Ubuntu Pro, pois esse pacote é uma dependência crítica dos componentes do desktop do Ubuntu.
Em vez disso, para desabilitar as notificações do Ubuntu Pro e a verificação de atualizações no Ubuntu 24.04 LTS, você vai querer editar o arquivo de texto que sonda o repositório de atualização do Ubuntu Pro.
- Abra o gerenciador de arquivos Nautilus
- Escolha “Outros locais” na barra lateral
- Vá para
/var/lib/ubuntu-advantage/apt-esm/etc/apt/sources.list.d
- Clique duas vezes no arquivo de texto dentro (para abrir no editor de texto)
- Adicione # ao início de todas as linhas dentro
- Pressione
ctrl + s
para salvar suas alterações - Digite sua senha conforme solicitado

Pronto! E isso é tudo o que você precisa fazer!
Você pode fazer a mesma coisa usando editores de texto de linha de comando como nano ou vim, caso ache isso mais fácil. O importante é comentar as linhas para desabilitá-las, salvar suas alterações (e no caso do vim, descobrir como sair).
Seja qual for o método que você escolher, na próxima vez que seu sistema verificar atualizações — seja por meio de atualizações autônomas ou abrindo manualmente o Atualizador de Software — nenhuma atualização do Ubuntu Pro será obtida.
Como posso reativar o Ubuntu Pro?
Se você perceber mais tarde que receber mais atualizações de segurança vale o pequeno incômodo de se inscrever e se registrar, você pode reativar as atualizações do Ubuntu Pro seguindo as etapas acima. Desta vez, remova o # do início de cada linha e salve suas alterações.
Em seguida, vá para Software e atualização > Ubuntu Pro, inscrição/registro e, em seguida, o Ubuntu verifica atualizações, ele verificará o canal do Ubuntu Pro em busca de atualizações disponíveis.
Se isso não funcionar, execute sudo apt –reinstall ubuntu-pro-client e tente novamente.