Quer melhorar o desempenho do Ubuntu? NeteXt’73

Quer deixar seu sistema mais responsivo e menos gastador de energia? Então veja aqui como melhorar o desempenho do Ubuntu usando a ferramenta NeteXt’73.

NeteXt’73 é uma ferramenta que permite facilmente melhorar o desempenho do Ubuntu e derivados no Kernel do Linux, bem como fazer a instalação de drivers, firmware e etc.

Quer melhorar o desempenho do Ubuntu? NeteXt’73
Quer melhorar o desempenho do Ubuntu? NeteXt’73

Esse utilitário é na verdade uma coleção de patchs (correções) feitas no mais recente kernel Linux liberado, para melhorar o desempenho e o gerenciamento de energia. Vale lembrar que os pacotes também incluem ferramentas de benchmarking, para medir as melhorias.

As otimizações são em torno do CPU microcode (microcódigo para os processadores Intel e AMD64), Linux Firmware package (firmware para os drivers do kernel do Linux ) e Advanced Power Management (gerenciamento avançado de energia).

O pacote oferece uma interface gráfica para ajustar vários parâmetros, bem como para definir as suas próprias preferências para esses componentes e o kernel.

Como melhorar o desempenho do Ubuntu? NeteXt’73

As modificações foram testadas com o famoso Phoronix Test Suite e tem demonstrado um desempenho e economia de energia melhor do que o alcançado no uso do kernel padrão.

NeteXt’73 dá ao usuário diversas ferramentas com as quais é possível melhorar o Ubuntu e derivados a partir de drivers de código aberto e proprietários para placas gráficas AMD, Nvidia e Intel.

Com um simples clique, é possível instalar o Linux Firmware atualizado para incluir script APM, manipular o bootloader GRUB, testar o desempenho do sistema operacional, mexer no software instalado e etc.

Também é possível instalar um Kernel Linux otimizado para o processador usado, instalar patch dedicado para torná-lo mais eficiente e ágil no sistema operacional (uma opção que aliás, é paga e custa U$$ 15).

Infelizmente para alguns usuários, o programa só está disponível para sistemas de 64 bits

Como melhorar o desempenho do Ubuntu e seus derivados com NeteXt’73

Para melhorar o desempenho do Ubuntu e seus derivados com NeteXt’73, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Adicione o repositório estável do programa com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:netext/netext73

Passo 3. Se vocês estiver disposto a encarar possíveis crashes e bug, adicione o repositório instável do programa com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:netext/testing

Passo 4. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 5. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install netext73 -y

Para ver o procedimento acima, assista o vídeo abaixo:

Como instalar o NeteXt’73 manualmente ou em outras distros

Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição, você pode usar esse tutorial, ou pegar o arquivo DEB do programa nesse link e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele) em distros baseadas em Debian.

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Usando o NeteXt’73

Para usar o NeteXt’73, faça o seguinte:
Passo 1. Inicie o programa, digitando netext no Dash ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Passo 2. Com programa na tela, clique na opção “The first installation”. Quando aparecer uma pequena janela, marque as opções que deseja atualizar e em seguida, clique no no botão “OK”;

Como melhorar o desempenho do Ubuntu? NeteXt’73

Passo 3. Dependendo do que você escolheu, serão feitas algumas confirmações através de pequenas telas ou do terminal;

NeteXt’73

NeteXt’73

NeteXt’73

Pronto! Essa primeira opção já fornece boa parte do que é preciso para deixar o Ubuntu com um desempenho e economia de energia melhor.

As opções restantes, devem ser exploradas com calma e individualmente, para que você possa avaliar melhor as consequências do uso de cada uma.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.