Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam

Se você curte jogos de estratégia e quer se divertir no sistema do pinguim, conheça e veja como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam.

Crusader Kings II é um jogo de estratégia que se passa na Idade Média. Foi desenvolvido e publicado pela Paradox Interactive. Em 2019, o CK II fez a transição para um modelo “free-to-play.

Como jogar Crusader Kings II no Linux

Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam
Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam

“A Idade das Trevas pode estar chegando ao fim, mas a Europa ainda está em crise. Senhores mesquinhos competem contra reis sitiados que lutam para afirmar o controle sobre seus reinos fragmentados. O Papa pede uma cruzada para proteger os cristãos na Terra Santa, mesmo quando ele se recusa a abrir mão do controle sobre a investidura dos bispos – e suas riquezas. Agora é a hora de grandeza. Expanda seu domínio e garanta o futuro de sua dinastia. Encha seus cofres, nomeie vassalos, erradique traidores e hereges, introduza leis e interaja com centenas de nobres, cada um com sua própria agenda.
Um bom senhor sempre precisará de amigos para apoiá-lo. Mas cuidado, pois vassalos leais podem rapidamente se transformar em rivais amargos, e alguns podem não ser tão confiáveis ​​quanto parecem … Esteja pronto e aumente seu prestígio até que o mundo sussurre seu nome com admiração. Você tem o que é preciso para se tornar um rei cruzado?
Crusader Kings II explora um dos períodos marcantes da história mundial em uma experiência criada pelos mestres da Grande Estratégia. A Europa medieval ganha vida neste jogo épico de cavaleiros, esquemas e tronos…”

Depois dessa descrição, para jogar Crusader Kings II no Linux, você só precisa seguir o procedimento abaixo.

Fazendo o Crusader Kings II funcionar no Linux

Crusader Kings II é um jogo Linux nativo. No entanto, ele está apenas no Steam, então se você quiser aproveitá-lo no Linux, terá que obter a versão mais recente do Steam funcionando no Linux.

Instale o Steam

Para instalar o Steam, abra uma janela de terminal na área de trabalho do Linux. Para abrir uma janela de terminal na área de trabalho do Linux, pressione Ctrl + Alt + T no teclado. Ou pesquise “Terminal” no menu do aplicativo e clique no ícone do terminal para iniciar o aplicativo.

Assim que a janela do terminal estiver aberta e pronta para uso, a instalação do Steam pode começar. Siga as instruções de instalação descritas abaixo que correspondem ao sistema operacional Linux que você usa atualmente.

Ubuntu

No Ubuntu Linux, é possível instalar o Steam por meio do comando apt install .
sudo apt install steam

Debian

Se você estiver no Debian Linux, a melhor maneira de fazer o Steam funcionar é baixando o pacote Steam DEB mais recente diretamente da Valve para o seu computador. Para fazer download, use o seguinte comando wget downloader.
wget https://steamcdn-a.akamaihd.net/client/installer/steam.deb

Depois de baixado, o pacote Steam DEB aparecerá na sua pasta de início. A partir daqui, você pode instalá-lo em seu computador usando o seguinte comando dpkg abaixo.
sudo dpkg -i steam.deb

Com o pacote Steam DEB instalado em seu sistema Debian, você precisará executar o comando apt-get install -f para corrigir quaisquer dependências que não foram resolvidas durante o processo de configuração do Steam.
sudo apt-get install -f

Arch Linux

Os usuários do Arch Linux têm acesso ao Steam através do repositório de software “multilib”. Dito isso, o repositório de software “multilib” geralmente precisa ser habilitado manualmente, já que nem todo usuário do Arch gosta de software de 32 bits em seu sistema.

Para habilitar o repositório, abra o arquivo de texto /etc/pacman.conf em seu editor de texto favorito (como root). Uma vez aberto, role para baixo, localize a seção “multilib” e apague o símbolo #, bem como os símbolos nas linhas diretamente abaixo dele.

Depois de editar o arquivo de texto, salve suas alterações e feche-o. Em seguida, use o comando abaixo para sincronizar novamente o Arch Linux com os repositórios de software oficiais.
sudo pacman -Syyuu

Finalmente, instale a versão mais recente do Steam em seu sistema com o comando pacman.
sudo pacman -S Steam

Fedora/OpenSUSE

Se você é um usuário do Fedora ou do OpenSUSE, é possível fazer o Steam funcionar imediatamente usando os repositórios de software incluídos em seu sistema operacional.

Dito isso, a versão Flatpak do Steam tende a funcionar melhor no Fedora e no OpenSUSE, então sugerimos instalá-la.

Flatpak

Aqueles que desejam fazer o Steam funcionar através do Flatpak em seu sistema devem primeiro habilitar o tempo de execução do Flatpak. Para configurar o tempo de execução, siga nosso guia detalhado sobre o assunto.

Em seguida, digite os dois comandos abaixo para fazer o Steam funcionar.
flatpak remote-add --if-not-existing flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
flatpak install flathub com.valvesoftware.Steam
Ou
Como instalar o cliente Steam no Linux via Flatpak
Instale Crusader Kings II no Linux

Com o Steam configurado e configurado em seu computador, inicie o aplicativo na área de trabalho. Depois de aberto, faça login em sua conta com suas credenciais de usuário. Em seguida, siga as instruções passo a passo abaixo para fazer o Crusader Kings II funcionar no Linux.

Passo 1: Encontre o botão “Store” no Steam e clique nele com o mouse. Ao selecionar este botão, você carregará a loja Steam. A partir daqui, encontre a caixa de pesquisa e clique nela com o mouse.

Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam
Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam

Dentro da caixa de pesquisa, digite “Crusader Kings II” e pressione a tecla Enter . Em seguida, olhe os resultados e selecione “Crusader Kings II” para ir para a página da loja Steam do jogo.

Passo 2: Na página Crusader Kings II Steam Store, encontre o botão verde “Play Game” na página. Ao selecionar este botão, uma janela de instalação do Steam aparecerá na tela.

Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam
Como jogar Crusader Kings II no Linux usando Steam

Usando o instalador da IU, siga o processo de instalação do Crusader Kings II em seu PC Linux por meio do Steam. Lembre-se de que a instalação pode demorar um pouco, pois o jogo é muito grande.

Etapa 3: Depois de fazer o download do Crusader Kings II para o seu PC Linux, encontre o botão “Biblioteca” dentro do Steam e clique nele com o mouse. Em seguida, clique na caixa de pesquisa para localizar o jogo.

Quando você encontrar o jogo, selecione-o com o mouse. Ao clicar em Crusader Kings II nos resultados da pesquisa, você acessará a página da biblioteca do Steam do jogo.

Passo 4: Na página da biblioteca do Steam Crusader Kings II, encontre o botão verde “PLAY” e clique nele com o mouse. Ao selecionar este botão, o Steam iniciará Crusader Kings II no Linux.

Pronto! Aproveite o Crusader Kings II no Linux e divirta-se!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.