Se o Chromium não está de deixando fazer streaming, veja como instalar suporte ao Netflix, Prime Video, Spotify no Linux (DRM via Widevine).
Como você sabe, o Chromium no Ubuntu não é o que costumava ser.
O navegador gratuito desenvolvido pela Google e a partir do qual outros como o próprio Chrome, Opera, Vivaldi, Brave ou o mais recente Microsoft Edge, deixou de ser empacotado pela Canonical no formato tradicional de distribuição, o que não afeta apenas Usuários do Ubuntu, mas aqueles de qualquer derivado.
Por este motivo, ocorreu a rejeição do Linux Mint e o consequente bloqueio do suporte ao Snap no Linux Mint 20, embora recuperá-lo não seja muito complicado.
No entanto, Clement Lefebvre finalmente prometeu empacotar o Chromium conforme o Tux requer e talvez essa seja uma maneira de ser capaz de reinstalar o navegador sem depender do Snap não apenas no Linux Mint, mas em todo o ecossistema de distribuições que emanam do Ubuntu.
Seja como for, ainda não chegamos lá e, exceto pelas porcarias com as quais não vou perder tempo agora, o Chromium no Ubuntu foi restringido por algumas versões – versões da distribuição, não do navegador – ao pacote Snap, que ao testar no KDE neon 20.04, dá para ver como ele foi integrado com a área de trabalho … e descobrir que é ruim ou algo não está certo.
Ao contrário de outros navegadores baseados no Chromium ou no próprio Chromium no formato Deb, o Chromium Snap não respeita os diálogos da janela nativa da área de trabalho, o menu global não funciona …
Então, não parece que ele seja o navegador ideal para usar no KDE Plasma.
Mas o que mais surpreende não é isso, e sim o fato de que ao tentar entrar em serviços que requerem suporte DRM via Widevine, nenhum deles funciona.
Como instalar suporte multimídia para Netflix, Prime Video, Spotify no Linux
Widevine é um provedor proprietário de tecnologia de gerenciamento de direitos digitais usado pelos navegadores Google Chrome e Firefox, Android MediaDRM, Android TV e outros dispositivos eletrônicos de consumo. A Widevine Technologies foi comprada pelo Google em 2010.
Suporte DRM via Widevine quer dizer Netflix, Amazon Prime Video, Spotify. Todos esses serviços exigem essa tecnologia para poder funcionarem no Chromium.
E infelizmente, quando você instala o Chromium como Snap, ele não instala esse suporte como uma dependência.
Para desfrutar de suporte completo de multimídia, é essencial instalar o pacote “chromium-ffmpeg” mantido pela Canonical como Snap. Felizmente, isso pode ser resolvido usando esse tutorial:
Como instalar o Chromium FFmpeg codecs no Linux via Snap
Depois de feita a instalação, você já pode executar o Chromium e usar os serviços normalmente.
Para ajudar os outros usuários, deixe suas impressões nos comentários. E se você testar isso em um navegador derivado do Chromium, será melhor ainda!