Se você quer usar um dos reprodutores de mídia mais completos no seu PC, conheça e veja como instalar o VLC no Ubuntu e derivados.
VLC é um dos reprodutores multimidia mais populares e mais completos que podemos encontrar para o linux. Totalmente de código aberto e amigável à privacidade, ele reproduz todos os arquivos multimídia e streams.
Na verdade, o VLC é um reprodutor multimídia, framework, streamer e encoder. Ele pode reproduzir arquivos, streams de rede, DVDs, CDs de áudio, Blu-Rays, dispositivos de captura, e telas.
Enfim, o VLC pode reproduzir a maioria dos codecs e formatos de áudio e vídeo (MPEG 1/2/4, H264, VC-1, DivX, WMV, Vorbis, AC3, AAC, MKV, etc.) e também pode ser usado para converter formatos diferentes ou enviar stream através da rede.
Ele reproduz notavelmente MKV, MP4, MPEG, MPEG-2, MPEG-4, DivX, MOV, WMV, QuickTime, WebM, FLAC, MP3, arquivos Ogg/Vorbis, BluRays, DVDs, VCDs, podcasts e fluxos multimídia de várias redes fontes. Ele suporta legendas, closed captions e está traduzido em vários idiomas.
Como instalar o VLC no Ubuntu e derivados
Para instalar o VLC no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/vlc
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt install vlc
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite vlc
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Desinstalando o VLC no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o VLC no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/vlc -r -y
sudo apt-get remove vlc --auto-remove
Veja também
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar a última versão do VLC no Linux