Se você procura um bom player de música, conheça e veja como instalar o tocador de música para terminal Kronos no Linux.
O Kronos é um reprodutor de música baseado em terminal projetado para reproduzir arquivos de áudio armazenados localmente. Este não é um reprodutor de streaming de internet. É escrito em Rust e publicado sob uma licença de código aberto.
Este é um reprodutor de navegador baseado em sistema de arquivos, portanto, será interessante para os amantes da música que têm sua coleção organizada por pastas com marcas de música inconsistentes.
O software suporta FLAC, meu formato de áudio sem perdas preferido, e também oferece suporte para arquivos OGG, MP3, MP4, WAV, AAC, M4A e WAV. Está longe de ser abrangente a esse respeito, mas mais do que suficiente para a maioria das pessoas.
Se você tocar uma faixa do navegador, o Kronos simplesmente para de tocar depois dessa faixa e não continua tocando as outras faixas da pasta. Definitivamente, há espaço para melhorias aqui.
Para ouvir mais de uma música, você deve adicionar as faixas à fila com a tecla A. Cada faixa deve ser adicionada manualmente.
Como atualmente não há como reproduzir todas as faixas em uma pasta com uma única tecla, todas as músicas devem ser adicionadas à fila, o que é uma dor real quando um álbum tem muitas músicas. O desenvolvedor disse que está disposto a corrigir o problema.
Infelizmente, há um elefante na sala. O Kronos não oferece suporte à reprodução contínua, e o desenvolvedor não declarou se planeja adicionar essa funcionalidade.
A reprodução contínua é a reprodução ininterrupta de faixas de áudio consecutivas, de modo que as distâncias de tempo relativas na fonte de áudio original sejam preservadas nos limites da faixa na reprodução.
Isso é essencial se você ouvir música clássica, eletrônica, álbuns conceituais e rock progressivo.
Caso queira customizar o player, crie um arquivo ~/.config/kronos/config.toml
onde você poderá especificar o tema e o layout.
Por padrão, acho a barra de progresso muito profunda, então reduzo a progress_bar de 20 para 10. Alternativamente, você pode remover a barra de progresso inteiramente definindo progress_bar como 0.
O Kronos é um reprodutor de música básico. Na verdade, é revigorante ver um tocador de música sem todos os sinos e assobios usuais.
Se você está esperando por arte de capa, listas de reprodução, editor de tags, um equalizador gráfico, etc., você deve procurar em outro lugar, pois o Kronos é desprovido de qualquer enfeite. Se você realmente quer apenas ouvir sua música, pode estar bem na sua rua.
Infelizmente, ele não tem suporte para reprodução contínua. Isso é uma pena, especialmente porque o ps_mem
informa que o uso de memória do player é de cerca de 8,5 MB.
Como instalar o tocador de música para terminal Kronos no Linux
Há um pacote no Arch User Repository chamado satori-kronos-git que pode ser instalado de várias maneiras, incluindo os ajudantes yay ou paru AUR.
Se você não estiver executando o Arch ou uma distribuição baseada no Arch, poderá baixar a versão binária do desenvolvedor ou criar o software a partir da fonte usando o cargo, o gerenciador de pacotes do Rust.
Cargo é o gerenciador de sistemas e pacotes da linguagem Rust. A maioria dos usuários de Rust utiliza essa ferramenta para gerenciar seus projetos Rust porque o Cargo cuida de muitas tarefas para você, como criar seu código, fazer o download das bibliotecas das quais seu código depende e criar essas bibliotecas.
Para instalar o tocador de música para terminal Kronos no Linux a partir dos fontes, digite o seguinte no Terminal:
git clone --depth=1 https://github.com/TrevorSatori/Kronos.git
Mude para o diretório:
cd Kronos/
Compile e executar com:
cargo run --release