Como instalar o terminal Warp no Linux via AppImage

Se você procura um emulador de terminal moderno e com IA, conheça e veja como instalar o terminal Warp no Linux via AppImage.

O terminal Warp é um emulador de terminal moderno, projetado para melhorar a experiência de desenvolvedores ao trabalhar na linha de comando. Construído em Rust, ele se destaca por funcionalidades avançadas como:

  • Integração com IA (Warp AI): Oferece sugestões inteligentes de comandos, ajuda em fluxos de trabalho complexos e auto-preenchimento, reduzindo a necessidade de buscar informações em fontes externas.
  • Warp Drive: Permite organizar e reutilizar comandos em notebooks interativos e fluxos de trabalho salvos, que podem ser compartilhados entre equipes.
  • Edição Moderna: Similar a um IDE, com suporte para seleção de texto, múltiplos cursores e atalhos.
  • Colaboração: Funcionalidades como compartilhamento de sessões e comandos, ideais para equipes que trabalham em conjunto.
  • Segurança e Privacidade: Dados dos usuários não são usados para treinar modelos de IA, com opções de redigir informações sensíveis e desativar telemetria.

Disponível para macOS e Linux (com uma versão para Windows em desenvolvimento), o Warp combina produtividade e usabilidade em uma interface moderna e intuitiva, redefinindo o que se espera de um terminal.

Como instalar o terminal Warp no Linux via arquivo AppImage

Como instalar o terminal Warp no Linux via AppImage
Como instalar o terminal Warp no Linux via AppImage

Para instalar o terminal Warp no Linux via arquivo AppImage, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é ARM de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome warp.appimage:

wget https://releases.warp.dev/stable/v0.2024.11.19.08.02.stable_02/Warp-aarch64.AppImage -O warp.appimage

Passo 4. Se seu sistema é Intel/AMD de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome warp.appimage:

wget https://releases.warp.dev/stable/v0.2024.11.19.08.02.stable_02/Warp-x86_64.AppImage -O warp.appimage

Passo 5. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;

chmod a+x warp.appimage

Passo 6. Agora instale o programa com o comando;

sudo ./warp.appimage --install

Passo 7. Quando você inicia o arquivo pela primeira vez, será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser. Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.

Pronto! Agora, após instalar o terminal Warp no Linux via AppImage, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite warp ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Integrando os aplicativos AppImage no sistema

Se você quiser integrar melhor esse programa no seu sistema, instale o AppImageLauncher, usando esse tutorial:
Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.