Como instalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e derivados

Se você quer usar o software gráfico da Canonical no PC, conheça e veja como instalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e derivados.

Mir é um servidor gráfico desenvolvido pela Canonical e que esse projeto agora está posicionado como uma excelente solução para dispositivos integrados e a Internet das Coisas (IoT).

Como instalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e derivados
Como instalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e derivados

O Mir pode ser usado como um servidor composto para Wayland, permitindo executar qualquer aplicativo baseado em Wayland (por exemplo, construído com GTK3/4, Qt5 ou SDL2) em ambientes baseados em Mir.

Na prática, ele é servidor gráfico para Linux que foi criado para substituir o X Window System, que ainda é usado no Ubuntu.

Ele foi anunciado pela Canonical em 4 de março de 2013, e foi sido desenvolvido para facilitar o desenvolvimento do Unity Next, a próxima geração da interface de usuário Unity.

Contudo, quando a Canonical anunciou que estaria encerrando seu investimento no Unity 8, Mir, Ubuntu para celulares e tablets, e que não seguiria mais em seu objetivo de levar o sistema a “convergência”, isso deixou muita gente a pensar que o Unity (e o Mir) iria acabar, o que não aconteceu.

Como instalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:mir-team/release

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Com isso, o repositório já está adicionado ao seu sistema, antes de executar a instalação do servidor gráfico, é totalmente recomendável que, no seu sistema, você esteja usando drivers privados para sua placa de vídeo ou integrados, altere-os para drivers livres, para para evitar conflitos. Já com a certeza de ter os drivers gratuitos ativados, podemos instalar o servidor executando o comando abaixo;

sudo apt-get install mir

Desinstalando

Para desinstalar o servidor de exibição Mir no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo add-apt-repository ppa:mir-team/release -r -y
sudo apt-get remove mir --auto-remove
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.