Como instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak

Se você quer ter sempre um lindo papel de parede, conheça e veja como instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak.

Existem dezenas de aplicativos de download de papel de parede para Linux, com a maioria capaz de buscar fundos de alta qualidade de uma infinidade de fontes online e defini-los como papel de parede da área de trabalho.

O Damask é outro aplicativo desse tipo que estreou no Flathub neste fim de semana.

Como instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak

Construído usando GTK4 e seguindo o GNOME HIG, o Damask se encaixa perfeitamente na área de trabalho moderna do Ubuntu. Ele é capaz de obter planos de fundo de uma variedade de sites populares, incluindo:

  • Papel de parede do dia do Microsoft Bing
  • wallhaven.cc
  • NASA Astronomy Picture of the Day (requer chave API)
  • Unsplash (você precisará fornecer sua própria chave de API)

O problema é que só pode ter uma dessas fontes ativadas a qualquer momento (ou seja, você não pode ativar o Bing e a NASA e atualizar as imagens entre eles).

O aplicativo oferece opções globais para ajustar o intervalo de atualização, executar o aplicativo em segundo plano e/ou iniciar automaticamente no login.

Cada fonte de papel de parede tem seu próprio conjunto independente de preferências com opções de configuração específicas para ele.

Por exemplo, se estiver usando Wallhaven, você pode optar por filtrar anime, pessoas e papéis de parede em geral; selecionar fundos com base na cor dominante; e defina um nível de “pureza” variando de absolutamente seguro para o trabalho, para ‘esboçado’, para absolutamente NÃO seguro para o trabalho!

As configurações de back-end do Bing permitem que você escolha um local específico do Bing (já que a imagem do dia geralmente varia de um país para outro).

O botão de atualização manual só é realmente útil com as fontes Wallhaven ou Unsplash, pois elas têm um conjunto muito maior de imagens para girar/selecionar.

Todas as fontes de papel de parede disponíveis funcionam bem, embora a NASA e o Unsplash exijam que você gere sua própria chave de API personalizada.

Isso é fácil de fazer e as chaves de API para ambos são gratuitas para uso geral (mas talvez não esmague o botão de atualização do Unsplash).

Ao todo, o Damask é um aplicativo direto com um propósito único e claro: obter um novo papel de parede todos os dias (ou a cada 5 minutos – você decide) e alterá-lo automaticamente.

Como instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak

Como instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak

Para instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/app.drey.Damask.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update app.drey.Damask

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run app.drey.Damask em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite damask ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Depois, se for necessário, para desinstalar o seletor de papel de parede Damask no Linux via Flatpak, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall app.drey.Damask

Ou

flatpak uninstall app.drey.Damask

aa

Deixe um comentário

Sair da versão mobile