Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager

Procurando um virtualizador ou emulador de máquinas poderoso com bom desempenho? Então veja aqui como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager.

QEMU é um programa de código aberto que pode ser usado como emulador de máquina e virtualizador genérico.

Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager

Quando usado como um emulador de máquina, QEMU pode executar sistemas operacionais e programas feitos para uma máquina (por exemplo, uma placa ARM) em uma máquina diferente (por exemplo, o seu próprio PC).

Usando tradução dinâmica, ele consegue um desempenho muito bom.

Quando usado como um virtualizador, QEMU alcança perto de performances nativas, executando o código convidado diretamente na CPU hospedeira.

QEMU suporta a virtualização ao executar sob o hypervisor Xen ou usando o módulo do kernel KVM no Linux. Ao usar o KVM, QEMU pode virtualizar x86, servidor e embedded PowerPC, e S390 como convidado.

Já a aplicação virt-manager é uma interface de usuário de desktop para o gerenciamento de máquinas virtuais através da libvirt.

Ele destina-se principalmente KVM VMs, mas também gerencia Xen e LXC (recipientes Linux). Ele apresenta uma visão resumida de domínios em execução, o seu desempenho e utilização de recursos estatísticas ao vivo.

No virt-manager, assistentes permitem a criação de novos domínios, configuração e ajuste da alocação de recursos de um domínio e hardware virtual.

Para completar, um visualizador cliente de VNC e SPICE incorporado apresentam um console gráfico completo para o domínio convidado.

Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager

Para instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 3. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install qemu-kvm qemu virt-manager virt-viewer libvirt-bin

Passo 4. Inicie o programa, digitando virtua no Dash (ou em terminal, seguido da tecla TAB);

Passo 5. Se depois da instalação, ao tentar abrir o Virt Manager ocorrer o erro “Unable to connect to libvert” (Não é possível se conectar a libvert), uma solução simples para resolver este problema é reiniciar o PC e novamente tentar abrir o programa usando o Dash ou o terminal;

Passo 3. Com o programa aberto, clique no primeiro ícone a esquerda;

Passo 4. Será aberto o assistente de criação de maquina virtual. Digite um nome para a máquina, selecione a opção de instalação e em seguida, clique no botão avançar;

Passo 5. Na tela seguinte, selecione a mídia a ser usada e escolha o tipo de sistema operacional e versão. Depois, clique no botão “Avançar”;

Passo 6. Informe a quantidade de memória RAM e de CPU´s a serem usadas pela máquina virtual. Novamente, clique no botão “Avançar”;

Passo 7. Se quiser usar um disco nessa máquina, marque a opção e informe o tamanho dele. Você pode optar por alocar todo o disco no momento ou somente depois.

Se quiser pode usar um disco criado anteriormente. Depois de escolher as opções que forem mais convenientes, clique no botão “Avançar”;

Passo 8. Na última tela, será mostrada todas as configurações da máquina a ser criada. Se quiser mudar algo, clique no botão “Voltar. Para iniciar a criação da máquina, clique no botão “Concluir”;

Pronto! Com tudo isso, você já pode começar a instalar o sistema na nova máquina.

Quando quiser, você poderá criar outras máquinas e gerenciar as existentes, apenas usando o Virt Manager.

Aproveite e teste diferentes sistemas para ver como eles se comportam e qual deles tem o melhor desempenho no QEMU.

Fonte

1 comentário em “Como instalar o QEMU no Ubuntu e gerenciar ele com o Virt Manager”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile