Como instalar o player de música MusicPod no Linux

Se você procura um bom reprodutor de mídia, conheça e veja como instalar o player de música MusicPod no Linux.

Um novo reprodutor de música, rádio e podcast tudo-em-um está em desenvolvimento para o Ubuntu, chamado MusicPod.

Como instalar o player de música MusicPod no Linux
Como instalar o player de música MusicPod no Linux

Embora o MusicPod não seja um aplicativo Ubuntu “oficial”, ele existe sob a égide da Comunidade Ubuntu Flutter, que também mantém aquele aplicativo de software legal baseado no Flutter que visualizei no verão passado (que o Ubuntu pode usar em uma versão futura).

Como você deve ter adivinhado, o MusicPod é construído com Flutter, a estrutura de aplicativos preferida do Ubuntu. Os elementos de design “Yaru” do Flutter significam que o aplicativo tem uma aparência semelhante ao tema GTK de mesmo nome, mas sem ser um aplicativo GTK real.

O MusicPod pode reproduzir arquivos de áudio locais de qualquer diretório que você definir. Sua biblioteca é apresentada como uma lista rolável. A lista pode ser classificada por artista, álbum, nome da faixa ou número da faixa.

Há uma barra de pesquisa integrada para encontrar faixas específicas mais rapidamente (e se você pesquisar um álbum, poderá acessar a visualização do álbum).

Você obtém controles de reprodução padrão durante a reprodução (e há controle MPRIS para controle quando você não está olhando ativamente para o aplicativo); também há controles para opções aleatórias, repetidas e de ‘curtir’; compartilhar (só funciona em podcasts); e o aplicativo inclui a capacidade de criar e gerenciar listas de reprodução.

Além disso, o MusicPod permite pesquisar, navegar, baixar e reproduzir podcasts de uma fonte online.

A corda final em seu arco, o MusicPod permite pesquisar e transmitir estações de rádio da Internet.

No momento, isso é limitado a estações de rádio da web alemãs, mas, supõe-se, será expandido para cobrir a mesma série de estações servidas por aplicativos semelhantes, como Shortwave, uma vez que o aplicativo se aproxima de um lançamento formal.

As primeiras impressões contam e o MusicPod é ótimo. Embora sejam necessários mais refinamentos de design (como encontrar um local menos solitário para o botão Configurações e ocultar a barra lateral nas larguras mais estreitas), os ossos de um bom aplicativo já estão lá.

A faixa de reprodução na parte inferior da janela é especialmente agradável (outros aplicativos de música colocam os controles de reprodução na parte superior).

Eu também gosto da barra lateral que o MusicPod mostra no lado direito quando a janela é maximizada (mas gostaria que ele fosse exibido em viewports menores também).

Se você estiver usando seu laptop ou PC como um hub de música enquanto faz outra coisa, há um modo de ‘tela cheia’ que pega a barra lateral que mencionei acima e a estende para preencher a tela – ideal para travessuras de “modo de festa”.

Como instalar o player de música MusicPod no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o player de música MusicPod no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o player de música MusicPod no Linux via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

sudo snap install musicpod

Passo 3. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh musicpod

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite musicpod ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Para desinstalar o player de música MusicPod no Linux via Snap, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove musicpod
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.