Como instalar o planetário KStars no Linux via Flatpak

Se você quer ficar de olho no espaço e exercitar seu lado astrônomo, veja como instalar o visualizador KStars no Linux via Flatpak.

KStars é um software de astronomia multiplataforma, de código aberto e licenciado gratuitamente pelo KDE. Ele fornece uma simulação gráfica precisa do céu noturno, de qualquer local da Terra, em qualquer data e hora.

Como instalar o planetário KStars no Linux via Flatpak
Como instalar o planetário KStars no Linux via Flatpak

A exibição inclui até 100 milhões de estrelas, 13.000 objetos do céu profundo, todos os 8 planetas, o Sol e a Lua, e milhares de cometas, asteróides, supernovas e satélites.

Para alunos e professores, ele suporta velocidades de simulação ajustáveis para visualizar fenômenos que acontecem em longas escalas de tempo, a Astrocalculadora KStars para prever conjunções e muitos cálculos astronômicos comuns.

Para o astrônomo amador, ele fornece um planejador de observação, uma ferramenta de calendário celeste e um editor FOV para calcular o campo de visão do equipamento e exibi-los.

Descubra objetos interessantes na ferramenta “What’s up Tonight”, trace gráficos de altitude versus tempo para qualquer objeto, imprima mapas celestes de alta qualidade e tenha acesso a muitas informações e recursos para ajudá-lo a explorar o universo!

Incluído no KStars está o pacote de astrofotografia Ekos, uma solução completa de astrofotografia que pode controlar todos os dispositivos INDI, incluindo vários telescópios, CCDs, DSLRs, focalizadores, filtros e muito mais.

O Ekos suporta rastreamento altamente preciso usando solucionador de astrometria on-line e off-line, recursos de foco automático e orientação automática e captura de imagens únicas ou múltiplas usando o poderoso gerenciador de sequência integrado.

Catálogos Astronômicos:

  • Catálogo padrão composto por estrelas de magnitude 8
  • Catálogos extras consistindo de 100 milhões de estrelas com magnitude 16
  • Catálogos para download, incluindo Messier Images, Abell Planetary Nebulae, Sharpless Catalog, Lynds Dark Nebula Catalog
  • Correções para precessão, nutação e refração atmosférica
  • Ferramentas para recuperação de dados de bancos de dados online

Como instalar o planetário KStars no Linux via Flatpak

Para instalar o planetário KStars no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o planetário KStars no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/org.kde.kstars.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update org.kde.kstars

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run org.kde.kstars em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite kstars ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Depois, se for necessário, para desinstalar o planetário KStars no Linux via Flatpak, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall org.kde.kstars

Ou

flatpak uninstall org.kde.kstars

Veja também

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o visualizador KStars no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.