Se você gostava do antigo QupZilla e não abre mão dele, conheça e veja como instalar o navegador Falkon no Linux via Flatpak.
O Falkon substituiu o QupZilla depois que a comunidade KDE assumiu o projeto e o desenvolvimento foi transferido para a infraestrutura do KDE, e é um navegador Web novo e muito rápido feito em Qt.
Seu objetivo é ser um navegador Web leve disponível em todas as principais plataformas. Este projeto começou originalmente apenas para fins educacionais. Mas, desde o início, o Falkon tornou-se um navegador rico em funcionalidades.
O Falkon possui todas as funções padrão que você espera de um navegador Web. Inclui favoritos, histórico (ambos também na barra lateral) e abas.
Em cima disso, você pode gerenciar feeds RSS com um leitor de RSS incluído, bloquear anúncios com um plugin AdBlock incorporado, bloquear conteúdo em Flash com Click2Flash e editar o banco de dados de certificados CA local com um gerenciador SSL.
O Falkon é um dos navegadores menos conhecidos e usados, mas está se tornando um navegador rico em recursos que poderia muito bem competir com navegadores populares de código aberto como o Mozilla Firefox.
Como instalar o navegador Falkon no Linux via Flatpak
Para instalar o navegador Falkon no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o navegador Falkon no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/org.kde.falkon.flatpakref
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update org.kde.falkon
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run org.kde.falkon
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite falkon
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Depois, se for necessário, para desinstalar o navegador Falkon no Linux via Flatpak, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall org.kde.falkon
Ou
flatpak uninstall org.kde.falkon
Veja também
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Falkon no Linux via Snap
Como instalar o navegador Falkon no Linux