Se você quer usar as últimas novidades desse desktop, veja como instalar o mais recente ambiente Budgie no Ubuntu Budgie.
Pelo que eu sei, e corrija-me se estiver errado, quem começou tudo isso foi o KDE. Praticamente sempre existiu um repositório backports que permite instalar versões do Plasma, Qt, Frameworks e aplicativos mais recentes no Kubuntu.
Em 2022, o Lubuntu fez mais ou menos o mesmo, com a única diferença que o repositório a ser adicionado pode variar de nome (backports-staging ou backports-adjetivoanimal).
Agora, o último projeto a aderir a esse tipo de festa foi o Ubuntu Budgie, mas com ainda mais diferenças.
Já está disponível há algum tempo, mas agora estão anunciando em redes sociais como o Mastodon.
Se acessarmos o launchpad onde o repositório backports do Ubuntu Budgie está hospedado, lemos na descrição que é para trazer os pacotes budgie-control-center, budgie-desktop e budgie-extras para o último LTS suportado única e exclusivamente.
Neste momento seria apenas Ubuntu Budgie 22.04 Jammy Jellyfish, e incluirá os novos recursos das seguintes versões provisórias, atualmente 22.10, 23.04 e 23.10.
Como instalar o mais recente ambiente Budgie no Ubuntu Budgie
Para instalar o mais recente ambiente Budgie no Ubuntu Budgie, você precisa adicionar o repositório backports do Ubuntu Budgie.
O repositório backports do Ubuntu Budgie pode ser adicionado ao Jammy Jellyfish a partir do aplicativo de boas-vindas, acessando as recomendações e ativando o repositório lá.
Se por algum motivo não pudermos acessar esta seção, também é possível adicioná-la abrindo um terminal e escrevendo estes dois comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntubudgie/backports-budgie
sudo apt update
Um terceiro método para adicioná-lo seria abrir o arquivo sources.list e editá-lo adicionando estas linhas:
deb https://ppa.launchpadcontent.net/ubuntubudgie/backports-budgie/ubuntu jammy main
deb-src https://ppa.launchpadcontent.net/ubuntubudgie/backports-budgie/ubuntu jammy main
Ao atualizar os repositórios, aparecerão todos os novos pacotes que podem ser atualizados, e entre eles está o ambiente gráfico (Budgie 10.8 no momento). Aplicativos próprios e outros componentes também serão atualizados.
Esta é a melhor forma de ter a versão LTS mais recente com softwares mais modernos, sempre lembrando que a estabilidade pode ser afetada, ou pelo menos perder um pouco do que se obtém com softwares mais antigos e com mais atualizações de manutenção.