Se você quiser experimentar um desktop leve, veja como instalar ou atualizar para o ambiente LXQt no Ubuntu e derivados.
LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt: um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar.
O ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity/Gnome ou quer experimentar novos ares.
Ele usa o gerenciador de janelas Openbox, gerenciador de arquivos PCManFM-Qt (que é um port em qt do PCManFM), o painel de desktop razor-panel, bem como outros itens Qt, como seus Core Components.
Como instalar o LXQt 1.1.0 no Ubuntu 22.04
Para instalar o ambiente LXQt no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Execute o comando abaixo para instalar a ferramenta ppa-purge:
sudo apt install ppa-purge
Passo 3. Em seguida, use a ferramenta para limpar o PPA não oficial que também faz downgrade de todos os pacotes instalados;
sudo ppa-purge ppa:severusseptimius/lxqt
Passo 4. Agora, execute o comando abaixo no terminal para adicionar o PPA oficial:;
sudo add-apt-repository ppa:lubuntu-dev/backports
Passo 5. Finalmente, se você estiver usando o LUbuntu, use o comando abaixo para atualizar o LXQt para a versão mais recente. a atualização completa do apt é necessária em vez de atualização do apt, ou algumas bibliotecas principais serão mantidas.;
sudo apt full-upgrade
Passo 6. Para sistemas não LUbuntu, mas baseados no Ubuntu 22.04, use o comando abaixo para instalar o LXQt 1.1.0;
sudo apt install lubuntu-desktop
Uma vez que a instalação estiver concluída, saia da sua sessão atual do Ubuntu. Na tela de login, clique na opção usada para escolher o ambiente gráfico e selecione o LXQt. Clique nesta opção e faça login novamente.
Desinstale o LXQt no LUbuntu
Para restaurar sua área de trabalho do LUbuntu, execute o comando abaixo no terminal para instalar o ppa-purge e use a ferramenta para limpar o repositório PPA:
sudo apt install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:lubuntu-dev/backports
Por fim, reinicie o sistema.