Como instalar o LXD no Linux via Snap

Se você precisa de um contêiner de sistema e gerenciador de máquina virtual, conheça e veja como instalar o LXD no Linux via Snap.

LXD é um contêiner de sistema e gerenciador de máquina virtual.

Ele oferece uma CLI simples e uma API REST para gerenciar instâncias locais ou remotas, usa um fluxo de trabalho baseado em imagem e oferece suporte para uma variedade de recursos avançados.

As imagens estão disponíveis para todas as versões e arquiteturas do Ubuntu, bem como para um grande número de outras distribuições Linux.

As integrações existentes com muitas ferramentas de implantação e operação fazem com que funcione como uma nuvem pública, exceto que tudo está sob seu controle.

Os contêineres LXD são leves, seguros por padrão e uma ótima alternativa para máquinas virtuais ao executar Linux no Linux.

As máquinas virtuais LXD são modernas e seguras, usando UEFI e inicialização segura por padrão e são uma ótima opção quando um kernel ou sistema operacional diferente é necessário.

Com o clustering, até 50 servidores LXD podem ser facilmente unidos e gerenciados em conjunto com as mesmas ferramentas e APIs e sem a necessidade de dependências externas.

Como instalar o LXD no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Como instalar o LXD no Linux via Snap
Como instalar o LXD no Linux via Snap

Para instalar o LXD no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Por usar a tecnologia Snap, é possível instalar o aplicativo no Ubuntu, Fedora, Debian, openSUSE, e todas as distribuições que suportam esse formato, usando esse tutorial.

Depois, você pode instalar o LXD no Linux via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

sudo snap install lxd

Passo 3. Instale a versão candidate do programa, usando esse comando:

sudo snap install lxd --candidate

Passo 4. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

sudo snap install lxd --edge

Passo 5. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh lxd

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite lxd ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Para desinstalar o LXD no Linux via Snap, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove lxd
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.