Como instalar o Linux Kernel 5.19 no Ubuntu e derivados

Se você quer usar o mais novo kernel do Linux no sistema da Canonical, veja como instalar o Linux Kernel 5.19 no Ubuntu e derivados.

O kernel Linux 5.19 foi lançado e os usuários do Ubuntu agora podem instalá-lo se quiserem aproveitar alguns dos novos recursos ou o suporte aprimorado de hardware.

O kernel Linux 5.19 está repleto de novidades para usuários GNU/Linux, adicionando suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, suporte para arquivos de firmware compactados com ZSTD, suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson, suporte para a extensão ARM Scalable Matrix Extension (SME), bem como recursos de segurança novos e aprimorados para protegê-lo contra as ameaças mais recentes e drivers atualizados para suporte de hardware de alto nível.

Dito isso, se você quiser experimentar o novo kernel, abaixo mosto como fazer isso.

Como instalar o Linux Kernel 5.19 no Ubuntu e derivados

Como instalar o Linux Kernel 5.19 no Ubuntu e derivados
Como instalar o Linux Kernel 5.19 no Ubuntu e derivados

Se você estiver usando o Ubuntu ou uma distribuição baseada no Ubuntu, agora pode instalar o kernel Linux 5.19 em seu computador caso precise de alguns dos novos recursos ou porque seu hardware não é totalmente suportado pelo kernel Linux padrão em seu PC Ubuntu.

Mas, se tudo funcionar bem, você deve manter o kernel padrão.

Seja qual for o caso, instalar o kernel Linux 5.19 no Ubuntu ou em uma distribuição baseada no Ubuntu é bastante fácil com a ferramenta Mainline.

Primeiro, certifique-se de que seu sistema esteja atualizado e que você tenha um backup recente!

Depois, você pode instalar a partir do PPA cappelikan executando os comandos abaixo no aplicativo Terminal.
sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa
sudo apt update
sudo apt -y install mainline

Depois que o Mainline estiver instalado, você o encontrará no menu de aplicativos.

Abra-o e instale o kernel Linux 5.19 selecionando-o na lista (está no topo) e clicando no botão “Instalar” no lado direito da janela.

Aguarde a conclusão da instalação, feche a janela quando solicitado e reinicie o computador.

É isso, agora você está executando o kernel Linux 5.19 no seu PC Ubuntu. Sempre que novas versões pontuais do Linux 5.19 estiverem disponíveis (por exemplo, 5.19.1, 5.19.2, etc.), você receberá uma notificação da ferramenta Mainline para atualizar sua instalação.

Se algo der errado ou você não quiser mais usar o kernel mais recente, você sempre pode inicializar sua instalação do Ubuntu com o kernel padrão pressionando a tecla Esc repetidamente quando o sistema iniciar a inicialização para acessar o menu de inicialização e selecionar o kernel padrão. Ou você pode simplesmente desinstalar o kernel mais recente usando a ferramenta Mainline.

Veja também

Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.