Como instalar o leitor de mangá Komikku no Linux via Flatpak

Se você quer ver seus mangás no seu desktop Linux, conheça e veja como instalar o leitor de mangá Komikku no Linux via Flatpak.

Se você lê muito mangá e usa o Linux, dê uma olhada no Komikku, um aplicativo leitor de mangá relativamente novo para Linux escrito em Python e GTK. Komikku é um leitor de mangá online/offline para GNOME.

Como instalar o leitor de mangá Komikku no Linux via Flatpak
Como instalar o leitor de mangá Komikku no Linux via Flatpak

Agora, normalmente quando eu destaque um aplicativo GTK neste blog, você presumiria que estou falando sobre um aplicativo de desktop.

Mas, com os aplicativos GTK agora rodando em dispositivos móveis (como o Librem 5, por exemplo), uma nova geração de software Linux está surgindo, construída com os primeiros casos de uso móvel em mente.

E Komikku é um desses aplicativos. Ele é um software de código aberto gratuito hospedado no Gitlab.

Alex, também conhecido como BabyWogue, também conhecido como o cara do Linux no YouTube que usa uma voz de robô e papel de parede de anime em todos os vídeos, recentemente compartilhou uma visão geral em vídeo concisa de Komikku (é como eu ouvi sobre isso em primeiro lugar) e como ele é executado em … um desktop :

Embora este aplicativo de mangá seja projetado com dispositivos móveis em mente, a biblioteca libhandy que ele usa é hábil o suficiente para alimentar uma interface do usuário adaptável que funciona em telas de diferentes tamanhos com métodos de entrada diferentes.

Independentemente de onde você o executa, Komikku apresenta integração nativa com servidores de mangá online populares (o que significa que você não precisa ter livros de mangá localmente para começar a ler).

A biblioteca é bem projetada e suporta capítulos, informações, capas, etc.

Uma opção útil de ‘download’ pode ser encontrada no menu ao ler um romance, permitindo que você salve tudo o que estiver lendo localmente (ou seja, naquele telefone Linux caro e lacrimejante).

O aplicativo também vem com opções de leitura específicas do mangá, incluindo cor de fundo configurável, estilo de escala e direção de leitura.

Como instalar o leitor de mangá online Komikku no Linux via Flatpak

Para instalar o leitor de mangá online Komikku via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Depois, você pode instalar o leitor de mangá online Komikku via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/info.febvre.Komikku.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update info.febvre.Komikku

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run info.febvre.Komikku em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite komikku ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Para desinstalar o leitor de mangá online Komikku no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall info.febvre.Komikku

Ou

flatpak uninstall info.febvre.Komikku
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.