Se você procura um porte moderno do mecanismo de jogo Descent, conheça e veja como instalar o jogo DXX-Rebirth no Linux via Flatpak.
DXX-Rebirth é um porte moderno do mecanismo de jogo Descent, com base nas portas de origem D1X e D2X tardias (que, por sua vez, eram baseadas no lançamento de origem Descent original e LDescent).
A equipe Rebirth passou muito tempo trabalhando para melhorar o código-fonte corrigindo bugs antigos e adicionando algumas melhorias, sempre permanecendo fiel à nossa filosofia: Keep it Descent!
O DXX-Rebirth tem todos os pequenos recursos que você pode lembrar do Descent 1 e 2 originais e muito mais. Por exemplo:
- Compatibilidade total com Descent e Descent 2, incluindo todas as expansões e níveis de terceiros.
- O DXX-Rebirth roda no seu Sistema Operacional favorito. Nós oficialmente suportamos Linux (e outros *NIXs), Mac OS X e Windows. O código fonte também pode ser compilado em muitos outros sistemas!
- O OpenGL proporciona renderização rápida e suave, mesmo em sistemas de baixo custo.
- Opcionalmente, você pode habilitar vários efeitos como Transparência, Iluminação Colorida, Filtragem de Textura, FSAA, etc.
- Graças ao SDL, uma grande variedade de Joysticks são suportados. Você também pode usar mais Joysticks, botões e eixos do que você pode operar em seu estado de evolução.
- Joystick, teclado e mouse podem ser usados simultaneamente.
- Os jogos podem exibir todas as resoluções e aspectos suportados pelo seu monitor, incluindo uma opção para VSync.
- Além de MIDI e CD-Audio (Redbook), você pode reproduzir sua própria música personalizada a partir do seu disco rígido ou de um AddOn separado.
- Ambos os jogos podem utilizar pacotes AddOn especiais para substituir ou expandir o conteúdo original do jogo.
- O multijogador via protocolo UDP fornece uma ação LAN e Online rápida e fácil de usar. Isso inclui comunicação confiável, causando menos falhas devido a pacotes perdidos.
- O sistema de gravação de demos no jogo foi melhorado. As demos são menos problemáticas e menores, mas ainda são compatíveis com versões anteriores dos jogos.
- Maior velocidade do jogo não causará falhas como projéteis teleguiados rápidos inaceitáveis, dano incrivelmente alto causado por várias colisões ou canhões de fusão, etc.
- Arquivos de jogadores, jogos salvos, demos e missões de versões DOS dos jogos podem ser usados livremente no DXX-Rebirth e vice-versa.
- As teclas de comando do Mac agora estão funcionando – veja a Ajuda F1. Command-Q funciona muito como um programa Mac normal
- Suporte multijogador via UDP/IP (usando a porta 42424 por padrão)
Como instalar o jogo DXX-Rebirth no Linux via Flatpak
Para instalar o jogo DXX-Rebirth no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Por usar a tecnologia Flatpak, é possível instalar o aplicativo no Ubuntu, Fedora, Debian, openSUSE, e todas as distribuições que suportam esse formato, usando esse tutorial.
Depois, você pode instalar o jogo DXX-Rebirth no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/io.github.dxx_rebirth.dxx-rebirth.flatpakref
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update io.github.dxx_rebirth.dxx-rebirth
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run io.github.dxx_rebirth.dxx-rebirth
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite dxx-rebirth
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Depois, se for necessário, para desinstalar o jogo DXX-Rebirth no Linux via Flatpak, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall io.github.dxx_rebirth.dxx-rebirth
Ou
flatpak uninstall io.github.dxx_rebirth.dxx-rebirth